Os sanitários públicos na Covilhã, encerrados para serem requalificados e reorganizados há anos, e ainda com as portas fechadas, têm sido um assunto recorrente na Assembleia Municipal da Covilhã e, na sessão de quarta-feira, 18, o tema voltou a ser abordado.
O órgão aprovou, por unanimidade, uma recomendação, apresentada pelo PCP, para que os sanitários públicos da cidade sejam reabertos e requalificados, se necessário.
O documento aprovado refere que a medida possibilita aos residentes e a quem visita a Covilhã “um serviço público que evite a existência de cantos e recantos com cheiros nauseabundos que nada abonam a uma cidade que quer ser destino turístico, cidade criativa e educadora”.
A Assembleia Municipal da Covilhã recomendou também que os contentores de recolha de resíduos domésticos e os ecopontos sejam substituídos em todo o concelho por equipamentos com pedal.
“A população mais idosa, e não só, tem dificuldade em levantar as tampas dos contentores existentes, bastas vezes degradadas e sujas”, foi referido na sessão do órgão.
No mesmo documento apelou-se para que seja assegurada a limpeza e varrição dos espaços públicos aos domingos e feriados, “em especial nos locais da cidade com maior concentração de pessoas no período noturno”.