O atletismo está de regresso ao Grupo Desportivo da Bouça nove anos depois. O clube foi uma referência da modalidade na região, formou campeões, como Samuel Barata, e quer proporcionar a prática a atletas de todos os escalões.
“O atletismo sempre foi a modalidade rainha desta casa”, salienta, ao NC, a presidente, Carolina Pontífice, segundo a qual a direção que lidera tinha desde o início o objetivo de voltar a ter a secção.
A equipa estreou-se domingo, no Grande Prémio das Castanhas, no Sarzedo, e a intenção da direção é participar nas provas na região, para levar os jovens e os mais experientes “que queram participar a descobrir a modalidade”.
“Quando vemos jovens na nossa aldeia com potencial e gosto, temos de lhes dar oportunidade para experimentarem a modalidade e, quem sabe, assim ganharem gosto e até serem bons atletas”, realçou Carolina Pontífice.
A decisão de retomar a modalidade foi tomada depois de os dirigentes verem alguns jovens da localidade a correrem e entenderem que o devem poder fazer no emblema da terra.
“Destina-se a todos os escalões. Queremos contar com todas as pessoas que queiram connosco abraçar este grande desafio”, frisou a presidente, que espera, desta forma, ajudar a “dar mais vida à aldeia”.
Numa fase inicial a intenção é participar em provas com os jovens da Bouça, “sem muitos compromissos”, para que no futuro se gere maior envolvência e se juntem mais atletas em todos os escalões.
O responsável pela modalidade é José Maria Reis, que já assumiu essa função no passado.
No GDAC Bouça praticam-se atualmente três atividades. Além do atletismo, representam o clube 20 atletas no futsal e cerca de 30 na dança.