Além dos sete cidadãos anunciados pelo NC na passada semana, o ator Joaquim de Almeida, 68 anos, é o oitavo homenageado da Câmara de Belmonte no próximo sábado, 26, Dia do Concelho, na sessão solene agendada para as 10:30 nos Paços do Concelho.
O ator português, que recentemente visitou a vila, tem família no concelho, nomeadamente Carvalhal Formoso e Inguias, do lado da mãe, e já confessou em entrevista que Belmonte é um lugar idílico onde se podiam “fazer filmes fantásticos”, especialmente os medievais.
Além de Joaquim de Almeida, a autarquia distingue José João Brum, juiz do Julgado de Paz de Belmonte, Ernesto Carvalho, cardiologista, Mário José Cabeças e Sérgio Gomes, campeões do mundo de clubes de pesca feeder em água doce, Adriana Mendes, jogadora de futsal e João Nuno Vicente, esquiador. A autarquia homenageia também, mas título póstumo, o empresário José Manuel Casteleiro. Em termos coletivos, a instituição que é agraciada este ano é a Comunidade Judaica de Belmonte, uma das mais antigas da Península Ibérica.
O presidente da Câmara, António Dias Rocha, recorda que estas são pessoas “que têm levado o nome de Belmonte longe”, às quais o concelho presta homenagem, e recorda que, por exemplo, no caso da Comunidade Judaica, existe há décadas na vila e “nunca tinha sido homenageado.” “Queremos desta forma mostrar a importância que têm para nós” afirma o autarca.
A Câmara também atribui os prémios aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas, no ano letivo passado, distingue funcionários camarários, num dia marcado pela tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Esperança, por um torneio de futebol de veteranos e pelo lançamento do livro “Centum Cellas, o enigma indecifrável?”, de José Figueiredo.