O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, garante que no próximo ano letivo, é intenção do município aumentar o valor dos apoios para a aquisição de material escolar, a alunos do primeiro e segundo escalão.
Na última reunião privada, o executivo aprovou a atribuição de verbas para estes alunos, que é a que está prevista na lei: 16 euros para alunos do primeiro escalão, oito para os do segundo.
“É nossa intenção avançar com o reforço dos apoios. É uma vontade antiga que esperamos concretizar no próximo ano” garante Vítor Pereira, que assegura que a educação continua a ser uma aposta do município.
O valor aprovado para este ano letivo não agradou à oposição. Pedro Farromba, vereador da coligação PSD/CDS/IL, considera que o apoio é “manifestamente pouco”, propondo um “aumento significativo” dos valores, em vouchers, para descontar no comércio tradicional, ajudando também assim este setor. “É uma ajuda, mas honestamente não sei o que se consegue fazer com 8 euros na compra de material escolar. O que propomos é um aumento significativo desse valor e que seja feito em vouchers para de alguma forma dinamizar o comércio tradicional, que tão desleixado tem sido por este município nos 11 anos de executivo do PS na Câmara”, disse.
Vítor Pereira concorda com o aumento, mas recorda o trabalho feito pela autarquia, por exemplo, na recuperação de edifícios escolares e em equipar as próprias escolas de material adequado. “Terá de se apoiar ainda mais as famílias e os estudantes”, afirma, assegurando que “no próximo ano letivo haverá um aumento significativo destes apoios”.
No caso da Covilhã os apoios chegam a 654 alunos com um apoio total de 8.552 euros.