Procurar
Close this search box.

Autarca quer acabar com “bandalheira” das descargas de entulho

Flávio Massano quer sensibilizar população a não deitar resíduos de obras ao ar livre. E lembra que manter Manteigas como destino da natureza é tarefa de todos

“Está-se a tornar uma bandalheira”. É esta a leitura feita pelo presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, sobre as descargas de entulho de obras, em vários locais ao ar livre, no concelho, uma atitude de “desrespeito” contra a qual promete lutar, numa primeira fase, através da sensibilização da população.

O autarca viu, na passada quarta-feira, 17, na reunião do executivo, o vereador do PS, Tomé Branco, denunciar o “grave problema dos resíduos” sólidos abandonados em diversos locais, um problema que o vereador disse já existir há vários anos, mas que se tem intensificado.

Com fotos a documentar alguns exemplos, Tomé Branco disse “facilmente” identificar nove locais onde se deitam inertes, muitas vezes vindos de obras de construção civil, que acabam por depois prejudicar o meio ambiente. O vereador lembrou, por exemplo, ter visto em vários locais, bocados de esferovite que o vento terá levado de um local onde foram despejados, “sobrantes de alguma aplicação de capoto” numa casa. “É um problema ambiental ao qual é preciso por cobro. O município tem que encontrar soluções, se não quer multar” disse, lembrando que este problema é uma “dificuldade” para os empreiteiros locais. E deixou como sugestão três possíveis medidas: a colocação, por parte da Câmara, de banheiras para depósito de resíduos com pagamentos ao peso, a disponibilização de “big bags” para recolha de detritos de obras particulares e a colocação de redes de ocultação.

Flávio Massano elogiou a coragem do eleito socialista em denunciar tal situação. “Falou, e falou bem” disse, lembrando que o concelho vive muito do que é o turismo. “Se não cuidarmos do nosso território, teremos dificuldades em mantermo-nos como a melhor aldeia, ou uma das melhores, de turismo do mundo. Porque as pessoas criam expectativas em vir a Manteigas, e querem ver aqui um exemplo. Não podemos defraudar” frisa o autarca.

Preocupado com este fenómeno, Flávio Massano reconhece que são situações que, nalguns casos, existem “há anos”, mas “nunca se quis mexer com isso, porque toca também nos empreiteiros, que mexem com muita gente”. Porém, garante que tem que se travar “a falta de bom senso e de respeito” de quem comete estas infrações. “Nós vamos mexer com ele”, garantiu, apesar de admitir que poderá criar “anticorpos em vários lados”. O autarca assegura que, numa primeira fase, a ação será sobretudo pedagógica, de sensibilização. “Não vamos partir par as multas, temos que sensibilizar. Até porque cuidar do concelho é uma responsabilidade de todos” lembra.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã