Procurar
Close this search box.

Autarquia covilhanense transfere 300 mil euros para equilíbrio de contas no Parkurbis e na ICOVI

A Câmara da Covilhã aprovou por maioria, na reunião privada de sexta-feira, 29, a transferência de cerca de 300 mil euros para o equilíbrio de contas das empresas Parkurbis e ICOVI, do universo municipal.

Para o parque de ciência e tecnologia da Covilhã, que apresentou um resultado negativo do exercício do ano anterior no valor de 53 mil euros, a autarquia aprovou, com a abstenção dos três vereadores da oposição, a transferência desse valor.

No caso da ICOVI, foi solicitada a cobertura de 255 mil euros que resultaram de um saldo negativo nas contas de 2021. Os vereadores da coligação CDS/PSD/IL votaram contra e foi o voto de qualidade do presidente a aprovar a proposta.

Pedro Farromba, vereador da oposição, justificou o voto da coligação por não poderem aprovar um documento que “não apresenta contas”, além de frisar que uma empresa como a ICOVI, cuja “génese” é a venda de água, “não devia dar prejuízo”, referindo que o mesmo aconteceu no ano passado.

O eleito do CDS/PSD/IL acusa a empresa municipal de uma “gestão recorrentemente desorganizada e com falta de informação”, que custa diariamente aos covilhanenses mil euros, e que “continua a ser gerida de forma atabalhoada”.

A oposição aproveitou para pedir ao presidente da autarquia que “substitua o conselho de administração, aproveitando as alterações que dizem ir fazer aos conselhos de administração das empresas municipais”.

“Estamos a falar de um resultado negativo de 300 mil euros que são fácil e compreensivelmente explicáveis, entendidas e compreensíveis”, argumentou o presidente, o socialista Vítor Pereira.

O edil recordou a “dívida pesadíssima” anual, de mais de 200 mil euros, para pagar no Parkurbis, além de salientar que os parques de ciência e tecnologia não visam o lucro.

Quanto aos resultados da ICOVI, explicou estarem relacionados com uma redução no consumo de água. “Houve um volume menos acentuado de vendas”, frisou.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã