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Bairro da Estação “não pode continuar fora de serviço”

Moradores aprovam resolução que exige respostas “efetivas” dos poderes públicos

Privados, há quase um ano, de um terminal multibanco (que foi retirado a 7 de dezembro de 2023), os moradores do bairro da Estação exigem “respostas efetivas dos poderes públicos tendo em vista a reposição urgente da caixa multibanco que sirva com qualidade a população que reside, trabalha e visita o bairro”. Foi esta uma das medidas aprovadas numa resolução, a ser enviada à União de Freguesias de Covilhã/Canhoso, Câmara e Assembleia Municipal da Covilhã, numa reunião de moradores, no passado sábado, 19, na Biblioteca, que reuniu cerca de 100 pessoas.

O documento lembra que uma caixa multibanco é um equipamento bancário, que além de todas as utilidades inerentes ao mesmo, pode ser também um “símbolo de resistência contra o abandono por parte daqueles que se preocupam mais com os números do que com as pessoas.” Segundo os moradores, o encerramento do último terminal multibanco naquela zona da cidade, em dezembro do passado, foi “e continua a ser muito penalizadora para a população que reside e trabalha nesta zona da cidade, em especial para as pessoas mais idosas, menos familiarizadas com o acesso on-line, que se viram privadas de mais um serviço de proximidade e essencial.”

A resolução vinca ainda que a economia local, o pequeno comércio e as empresas também foram “e continuam a ser gravemente penalizados, pois deixaram de ter um serviço importante de apoio à sua atividade, agravando as dificuldades com que se debatem, como o baixo poder de compra da população, a cobrança de estacionamento, os custos de disponibilização de meios de pagamento eletrónicos, que não substituem o acesso ao dinheiro físico que continua a ser um meio de pagamento muito importante.”

Por tudo isto, os moradores exigem a reposição do multibanco, lembrando que em apenas duas semanas, um abaixo-assinado, que foi entregue na Junta e na Câmara, teve mais de mil assinaturas. O documento recorda ainda que, fruto da ação de contestação dos residentes, a Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal aprovaram por unanimidade, recomendações pela reposição deste serviço, pelo que, “quer a Junta de Freguesia, quer a Câmara Municipal têm a obrigação de promover as diligências necessárias, nomeadamente junto das entidades reguladoras e bancárias, e de criar as condições que permitam a sua instalação num local que sirva a população, como é o caso do edifício da Junta de Freguesia de Covilhã e Canhoso, uma alternativa adequada e viável, que pode permitir o funcionamento durante as 24 horas, tal como defendemos.”

Os moradores prometem continuar a luta. “Este é o nosso bairro, com as suas virtudes e defeitos, é nele que queremos viver com qualidade, proximidade e vizinhança. Vamos prosseguir a luta, porque o bairro não pode continuar fora de serviço” frisam.

Para dezembro ficou já marcada uma iniciativa de contestação, que coincidirá com o primeiro ano de ausência de terminal multibanco naquele bairro.

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