Procurar
Close this search box.

Beira Serra dá continuidade ao projeto “Veleda”

Projeto que apoia famílias monoparentais femininas garantiu na semana passada financiamento

O projeto ‘Veleda – Mulheres em Rede’, criado pela Beira Serra e dedicado a famílias monoparentais femininas, vai ter continuidade. O anúncio foi feito pela presidente da direção, Elsa Duarte, na sexta-feira, 3, aquando da reunião do Conselho Consultivo da organização, para comemorar o 29.º aniversário da organização.

A continuidade deste trabalho é possível graças ao prémio que a Beira Serra ganhou, por parte do BPI Fundação ‘la Caixa’. “O prémio foi-nos atribuído há uma semana e o financiamento permite, de facto, dar continuidade a este projeto, que é destinado a famílias monoparentais femininas, que também são carenciadas de muitos apoios”, afirma a presidente.

A porta-voz da organização revela ainda que existem novos trabalhos em andamento. “Temos um projeto novo no Teixoso, em que nós apostámos muito. A situação estava complicada, mais especificamente no Bairro das Nogueiras e nós achámos que era urgente intervir naquela parte do território”, explica Elsa Duarte, que chama a atenção para o projeto ‘Criateixo’.

O trabalho vai desenvolver-se em contexto escolar, no Agrupamento de Escolas do Teixoso e em contexto de intervenção comunitária, no Bairro das Nogueiras. O projeto pretende atuar em áreas como a educação, parentalidade, saúde, arte, desporto e inclusão digital, de forma a construir uma mudança positiva, tanto nas famílias, como no referido bairro do Teixoso.

“Tínhamos um projeto na Boidobra há uns anos que já estava consolidado e que vamos querer impulsionar de outra forma”, acrescenta. “Ainda não sabemos bem em que modelo o aplicar, mas a população tem essa vontade e nós temos de o fazer. Justifica-se mesmo fazer a vontade à população, porque continua a haver necessidades”, esclarece a presidente da organização.

A representante da organização menciona ainda que aumentar o projeto “Hortas” pode ser uma hipótese. “Existe uma horta comunitária no Bairro das Nogueiras, temos outra no Bairro da Alâmpada, com imensa adesão e vamos ver se conseguimos ampliar esse projeto, porque o ambiente e a sustentabilidade são importantes e permitem, também, a sustentabilidade a nível das famílias, e a Beira Serra fica muito satisfeita quando pode ajudar nesses aspetos”, considera Elsa Duarte.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã