Iniciou-se, no passado fim-de-semana, com um concerto da Orquestra Sem Fronteiras, dirigida pelo maestro Martim Sousa Tavares. Que volta ao palco amanhã. Por estes dias, a pequena localidade da Bendada, do concelho do Sabugal, é uma aldeia de música, algo que é muito marcado numa terra onde é a banda filarmónica que dá vida.
Organizado pela Associação Alvorada nas Beiras, em colaboração com a Câmara do Sabugal e Junta de Freguesia, o Bendada Internacional Music Festival contempla dez concertos, com palco principal na Casa da Música da Bendada, uma estrutura nova, que contará com artistas de renome internacional e jovens talentos. Aliás, esta semana já teve início o Ciclo Jovens Talentos, que proporcionará concertos diários que darão destaque a 55 alunos de seis países que participam no estágio Artist Academy do festival.
Segundo a organização, nestes concertos, “os jovens músicos da Artist Academy têm a oportunidade de partilhar o palco com os conceituados artistas em residência do festival”, nomeadamente Nuno Inácio, Levon Mouradian, Inês Andrade, Edoardo Carpenedo, Ricardo Mendes, Raquel Cravino, Fernando Costa, Marina Camponês, David Dias da Silva, Diogo Andrade, Ana Paula Russo e António Gonçalves.
A Orquestra Sem Fronteiras e o maestro Martim Sousa Tavares regressam ao festival na sexta-feira, 28, para a prova final do concurso para solista com orquestra do BIMF. Nesse momento, “oito músicos pré-selecionados têm a oportunidade única de se apresentar a solo com orquestra, ganhar prémios monetários e integrar concertos profissionais de destaque em Portugal e no estrangeiro”, acrescenta a organização.
A Maratona ao Luar (sábado, 29), um evento musical que se prolonga pela noite dentro e durante o qual o público terá a oportunidade de degustar iguarias tradicionais, e a gala de encerramento da Artist Academy (no domingo, 30) completam o programa do festival.