Procurar
Close this search box.

Bombeiros de Manteigas com menos taxas e impostos

Autarquia e associação humanitária assinam protocolo que prevê um conjunto de vantagens para os bombeiros da corporação

Isenção do pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou isenção do pagamento do valor das refeições escolares, até ao segundo ciclo, por parte dos filhos. São estas duas das diversas regalias que a Câmara de Manteigas acordou, num protocolo de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Manteigas (AHBVM), para os homens e mulheres que trabalham na corporação.

O acordo, firmado a 19 de abril, preconiza um conjunto de vantagens quer para a associação, quer para os soldados da paz. Para estes, além das duas isenções já referidas, haverá redução de taxas urbanísticas até 60 por cento e ainda o acesso a instalações (como as piscinas) e eventos culturais sem pagamento de qualquer taxa.

A autarquia comprometeu-se também a, além de um apoio monetário à associação, ceder e instalar no quartel um espalhador de sal e uma lâmina limpa-neves que permitam auxiliar na operacionalização da rede viária municipal.

Este acordo é, segundo a Associação Humanitária, em comunicado, “um marco significativo” e um acordo “histórico” que traz uma série de “benefícios cruciais para os dedicados operacionais da associação, consolidando ainda mais o seu papel vital na comunidade.” “Este protocolo, fruto de semanas de negociações e colaboração entre ambas as entidades, marca um avanço significativo na valorização e reconhecimento do trabalho dos bombeiros voluntários. Pela primeira vez, os operacionais recebem um tratamento prioritário e essencial” frisa a entidade liderada por Cláudio Massano. O presidente da associação vinca ainda a cedência da lâmina para limpeza de acessos e espalhador de sal-gema como apoios que “reforçam a capacidade de resposta dos bombeiros voluntários em situações de emergência.”

Os sócios da associação aprovaram recentemente as contas de 2023, com saldo positivo de 32 mil euros. “Uma conquista notável” frisa a direção liderada por Cláudio Massano, que realça que em apenas três meses conseguiu-se reverter uma previsão de saldo negativo de 40 mil euros, como ainda se conseguiu ter saldo positivo.

A direção realça ainda um novo serviço, criado em colaboração com um privado, destinado a fornecer equipamentos essenciais, como camas articuláveis elétricas, cadeiras de rodas e andarilhos “para aqueles que mais necessitam.”  “Este protocolo e esta parceria demonstram o compromisso e a determinação em devolver dignidade e respeito à AHBVM mas também, tal como assumido pelo atual presidente da direção, em tornar os bombeiros de Manteigas numa corporação de referência no distrito, nunca desviando o foco de, em conjunto com a Câmara de Manteigas e restantes entidades, criar condições para servir e proteger ainda melhor a comunidade de Manteigas” afirma em comunicado.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã