Até 1 de janeiro a população de Cabeça, no concelho de Seia, promove a 11.ª edição da Aldeia Natal.
A aldeia afirma-se a aldeia de Natal mais tradicional e sustentável do país, com trabalho feito pela comunidade de forma manual, a partir de materiais recolhidos no meio natural envolvente, como giestas, videiras, pinheiros e ainda outros materiais reciclados.
“Tudo é feito para que esteja em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições como a Missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais”, explica a organização, em comunicado.
Na mesma nota é referido que “as portas de casa dos habitantes estão abertas e dão vida ao pequeno mercado de Natal, as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes”, e é garantido que é ao entardecer que a magia acontece, quando se iluminam milhares de luzes nas ruelas.
O programa de Cabeça – Aldeia Natal conta com oficinas de decoração de Natal sustentável, oficina de destilação de óleos essenciais, oficina de bordados tradicionais, percursos pedestres, oficina de brinquedos tradicionais, entre outras atividades.