Procurar
Close this search box.

Câmara da Covilhã aprova contas com execução de 40,9 milhões de euros

As contas do exercício de 2021 da Câmara da Covilhã foram aprovadas, por maioria, com a abstenção da oposição, na sessão privada do executivo na sexta-feira, 29, registando uma despesa de 40,9 milhões de euros e uma taxa de execução de 75%.

De acordo com o presidente da autarquia, Vítor Pereira, o montante da receita cifrou-se nos 46,6 milhões de euros e, no que toca à despesa, os valores correntes tiveram uma taxa de execução de 85% e as despesas de capital uma execução de 64% face ao orçamentado.

Vítor Pereira informou, no final da reunião, que o passivo global do município é de cerca de 42 milhões de euros, entre os quais 27 milhões de dívida à banca, e realçou ter sido conseguida uma redução do passivo em 4,5 milhões de euros face ao ano passado.

Segundo o presidente da autarquia, o resultado líquido do exercício é negativo “de forma artificial”, justificando os valores com a entrada em vigor “do novo sistema contabilístico”, que Vítor Pereira referiu não se ter reflectido na plenitude nas contas do ano anterior e por isso não permitir um termo de comparação directo.

“É uma questão artificial”, acentuou Vítor Pereira, que destacou o aumento do activo de todo o património municipal em 4% face a 2020, o equivalente a 272 milhões de euros.

O presidente considera que o Relatório de Gestão e Actividades de 2021 apresenta “um resultado excecional, fantástico”, que “traduz a forma rigorosa, a forma eficaz” como têm sido geridos os destinos do município. “O município está de boa saúde financeira e recomenda-se”, acrescentou o edil, vincando a “´performance` financeira e económica a todos os títulos assinalável”.

Vítor Pereira assinalou também a liquidez para, neste momento, a Câmara da Covilhã estar a liquidar em “média em quatro dias” as suas obrigações.

“Num município que se diz tão saudável do ponto de vista financeiro, que se diz com as contas em ordem, é uma pena que o passivo tenho sido apenas reduzido em 9,63 %”, o que “está contratualizado há vários anos” e “não houve um esforço para diminuir a dívida do ano passado”, salientou o vereador da coligação CDS/PSD/IL, Pedro Farromba.

Pedro Farromba elencou “as estradas por fazer”, as colectividades “com as verbas por receber”, as juntas de freguesia a continuarem a reivindicar, os pavilhões “literalmente a meterem água”, a ausência das obras da barragem, a falta de “solo para a instalação de empresas, porque o que havia foi transformado em lotes para habitação”, as intervenções por concretizar na habitação social, a falta de atenção ao turismo, o preço da água e os “orçamentos participativos de há muitos anos que ainda não foram pagos para dizer que o documento em que se abstiveram deixa “um amargo de boca no sentido do que foi a gestão municipal no último ano”.

“Virmos encher as parangonas da comunicação social com boas contas, quando realmente existe tudo por fazer, deixa-nos muito preocupados e alertamos o município nesse sentido”, comentou o vereador da oposição, para quem a execução foi “insatisfatória” e há obras “tão necessárias no concelho” que continuam “sem acontecer”.

Vítor Pereira responde com a “elevada taxa de execução orçamental” e afirmou que “a realidade fala por si”, apontando obras realizadas, como a intervenção no parque escolar, a requalificação da rede viária ou a recuperação de edifícios no centro da cidade.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2022 Notícias da Covilhã