Câmara do Fundão quer tornar acessíveis ao público ruínas romanas

Elementos interpretativos da Quinta do Ervedal apresentados

A Câmara do Fundão tem agendada para esta quarta-feira, 22, pelas 16 horas, a apresentação dos primeiros elementos interpretativos das ruínas romanas da Quinta do Ervedal, em Castelo Novo, que pretende tornar acessíveis ao público em geral.

Segundo a autarquia, este é o primeiro passo para a valorização patrimonial deste sítio arqueológico onde escavações realizadas em 2007, por iniciativa camarária, através do Museu Arqueológico Municipal, revelaram, entre outras estruturas, dois edifícios termais, correspondente a uma ocupação datada da segunda metade do século I d. C., até, pelo menos, aos inícios do século VI d.C.

Já classificado como Sítio de Interesse Público desde 2023, “o conjunto assume excecional ponto de referência monumental na arqueologia da Beira Interior nos campos científico, identitário, didático e turístico” salienta o Museu Arqueológico, em comunicado. Onde acrescenta que os trabalhos de investigação e escavação “prosseguem, prometendo trazer novas descobertas sobre este notável testemunho da presença romana na região.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã