Procurar
Close this search box.

Câmara garante descontos nos transportes com retroativos a junho

Autarquia reconhece atraso na medida que tinha sido anunciada em abril e justifica o mesmo com “dificuldades técnicas”

Ainda não está operacionalizado, mas vai-se concretizar. Pelo menos, é essa a garantia que, em comunicado, a Câmara da Covilhã deixa. Ao aumento dos descontos nos preços dos transportes públicos para portadores do Cartão Social Municipal vai ser cumprido “na íntegra”, e a data a aplicar, que era 1 de junho, “mantém-se”, sendo que a medida terá efeitos retroativos a este mês.

A autarquia reconhece que houve um atraso “na operacionalização da medida” e justifica o mesmo com “dificuldades técnicas que ocorrerem durante o processo que permite aplicar o desconto”. E adianta que, não obstante o contratempo, “a decisão de passar o desconto de 50% para 75% no preço dos passes e bilhetes sociais será cumprida na íntegra.”

Deste modo, frisa a autarquia, a data de referência para aplicar o desconto mantém-se no dia 01 de junho e “os beneficiários terão acesso ao desconto com efeitos retroativos.” Assim, na aquisição dos passes e bilhetes de julho “será aplicado, quer o desconto referente a junho, quer o desconto do próprio mês de julho.”

Recorde-se que na sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, o presidente da Câmara, Vítor Pereira, anunciou um maior desconto nos passes sociais para utentes do cartão social municipal. “Quem até agora tinha direito a um desconto de 50% na compra do passe ou de bilhetes, passa a usufruir de 75%, o que se traduz numa redução do preço final” o que “será um apoio fundamental para os beneficiários que são essencialmente os mais idosos e as famílias com menos possibilidades” garantia o autarca.

Na altura, as estruturas sindicais de reformados (Inter-reformados, União de Sindicatos e Associação de Reformados) aplaudiram a medida, dizendo ser uma “vitória da persistência, do diálogo e da negociação”.  Em comunicado, contudo, estas entidades diziam que o objetivo da Inter-Reformados é a gratuitidade dos transportes públicos para reformados, o que acreditam ainda possa ocorrer no atual mandato de Vítor Pereira.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã