A Câmara de Belmonte está a estudar a hipótese de criar uma travessia pedonal na Ponte de São Sebastião, em Caria, que é diariamente atravessada por peões que caminham, lado a lado, com viaturas.
Por ali, transita-se apenas num sentido, já que o tráfego é regulado por semáforos, que alternam o sentido de marcha, mas muitas vezes os peões fazem a travessia a pé sem local próprio.
“Vamos ver se arranjamos orçamento para fazer uma travessia pedonal. Aquilo é um perigo para os peões” reconhece o presidente da Câmara, António Dias Rocha. No local, nas últimas semanas, parte do muro de suporte, em pedra, caiu, alegadamente devido a um acidente de viação, mas já foi, entretanto, reparado pela seguradora.
Na última Assembleia Municipal, o presidente da Junta de Freguesia, Silvério Quelhas, prometeu não se calar nas reuniões do órgão enquanto não forem feitas algumas obras, como a reparação de diversas vias na freguesia ou condutas de água. Segundo ele, depois da autarquia ter anunciado, por exemplo, a reparação do acesso a Malpique, pouco aconteceu, elogiando, contudo, o vice-presidente da autarquia, Paulo Borralhinho, pela celeridade na resolução da falta de médicos ou reparação da ponte de São Sebastião. “Estamos disponíveis para reunir com diversas entidades e arranjar soluções” disse Silvério Quelhas.
Entretanto, a Câmara anunciou na semana passada o início da substituição de conduta de abastecimento de água entre o cruzamento de Malpique e o cruzamento de Caria-Gare. Devido a esta empreitada “poderão ocorrer interrupções no seu abastecimento, durante curtos períodos, no prazo de intervenção previsto (60 dias), nas edificações situadas neste troço de estrada e lado direito de acesso à estação de Caria-Gare” explicava a autarquia.
A abertura do procedimento de contratação pública para esta obra decorreu no passado dia 20 de novembro, e a empreitada foi adjudicada à firma Mateus e Pinto, pelo valor de 73.461 euros. Recordar que esta obra reclamada pela população local levou no passado dia 10 de fevereiro a Junta de Freguesia de Caria a organizar uma marcha lenta para reclamar a obra bem como outras relacionadas com o mau estado das vias rodoviárias na freguesia.