Procurar
Close this search box.

Cartazes pelo multibanco na estação

Um grupo de moradores da zona da estação, na Covilhã, afixou pelo bairro cartazes “reafirmando” a exigência de ter, naquela zona, um terminal multibanco, o que já não acontece desde 8 de dezembro de 2023, altura em que a última caixa existente foi retirada.

Em comunicado, Miguel Fiadeiro, primeiro proponente de um abaixo assinado entregue há cerca de seis meses, com mais de mil assinaturas, a exigir a reposição do terminal, frisa que vários estabelecimentos comerciais aderiram a esta iniciativa, e que os moradores “reafirmam a urgência na reposição deste serviço público e exigem que a Junta de Freguesia passe das palavras aos actos.”

Segundo o mesmo, a cada dia que passa “é a população e o comércio local que são gravemente prejudicados, pelo que os protestos e as iniciativas irão prosseguir até que este serviço seja reposto.”

Em abril deste ano, a União de Freguesias de Covilhã/Canhoso (UFCC) adiantou que estava a aguardar uma resposta da SIBS, entidade que gere no país os terminais de multibanco existentes, no sentido de esta colocar na sede da autarquia um terminal, assumindo a UFCC o custo da instalação. Em comunicado, a UFCC, liderada por Carlos Martins, dizia ter reunido, “mais do que uma vez” com os representantes da SIBS para a instalação de uma caixa multibanco naquela zona da cidade, e “não tendo havido acordo com o condomínio do Centro Comercial da Estação (CCE), apresentámos uma proposta concreta, para a colocação do referido terminal na sede da Junta de Freguesia, assumindo nós os custos da instalação, ficando a entidade (SIBS) de fazer uma avaliação e responder à nossa proposta.” A Junta garantia que tem reforçado e “insistido na nossa posição junto da SIBS, solicitando uma rápida resposta à nossa proposta, para que a população tenha acesso a este serviço, na maior brevidade possível.”

Desde 8 de dezembro de 2023 que não existe multibanco naquela área. A última, que estava localizada no Centro Comercial da Estação, foi retirada nessa altura. A 3 de janeiro deste ano, moradores e comerciantes entregaram na União de Freguesias Covilhã e Canhoso um abaixo-assinado, com 1049 assinaturas, que reivindicava a reposição da caixa multibanco. Miguel Fiadeiro, também eleito da CDU na Assembleia de Freguesia da Covilhã e Canhoso, considerava ser a “enorme” demonstração da vontade da população nesta reivindicação, e em fazer valer “um grande interesse” comum.

Na altura, o presidente da União de Freguesias Covilhã e Canhoso (UFCC), Carlos Martins, em declarações ao NC, assegurava que tinham sido realizadas conversações com a SIBS, a fim de se instalar um terminal no CCE, mas que a proposta não foi aceite pelo condomínio do centro comercial. “Era uma proposta sem custos de instalação. Não tendo sido aceite, a Junta de Freguesia não lavou as mãos. Tentamos encontrar outras soluções”, explicava. Prometendo “não baixar os braços” neste objetivo.

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã