O Castelo de Belmonte vai ser alvo de obras de musealização que se prevê estarem concluídas até ao final do ano, informa o presidente, António Dias Rocha, segundo o qual a intervenção “está aprovada”.
De acordo com o autarca, o Castelo de Belmonte vai passar a ter expostas as ordens honoríficas portuguesas.
“Achámos que era interessante, fora do normal, só há um espaço onde isto aparece, que é no Museu da Presidência da República e também aqui em Belmonte”, adianta Dias Rocha.
O autarca afirma-se satisfeito e aguarda a conclusão da obra até ao final de 2023.
“Estamos muito contentes, porque isso vai acontecer, e até ao final do ano também esperamos ter a obra concluída”, sublinha.
Desde outubro de 2022 que o Castelo de Belmonte passou a ser gerido pelo município, nomeadamente ao nível da valorização e conservação.
Aquando da transferência de competências por parte do ministério da Cultura foi anunciado que o município passaria a assegurar as atividades que envolvem o imóvel classificado, garantindo as condições de funcionamento, segurança e zelando pela sua valorização e conservação.
A construção do castelo de Belmonte data do século XIII e, de acordo com informação do município, o edifício tem funções turísticas e culturais, tendo sido construído um anfiteatro ao ar livre, enquanto a Torre de Menagem e Sala Oitocentista foram adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do concelho e do castelo.