A Universidade da Beira Interior (UBI) tem a funcionar, e disponível para toda a comunidade, o novo Centro Europe Direct Beira Interior, que estará sedeado na academia nos próximos cinco anos.
O Centro, instalado no Polo I (nas imediações dos Serviços Académicos), é, segundo a UBI um “ponto de contacto dos cidadãos com informação e atividades diretamente relacionadas com a União Europeia (UE)”, num ano que se assinalam os 40 anos da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), antecessora da UE.
A criação do Centro Europe Direct Beira Interior representa o sucesso da candidatura apresentada pelo docente Bruno Ferreira ao concurso para a instalação destas valências. A candidatura recebeu uma avaliação “amplamente positiva” pelo impacto e relevância das atividades previstas. O projeto tem associada uma equipa multidisciplinar de diferentes áreas científicas.
O Centro Europe Direct Beira Interior dispõe de um espaço próprio para assegurar o atendimento ao público, divulgação de informações e a organização ou realização de reuniões e eventos. “A centralidade do Centro permite fácil acesso, bem como a visibilidade necessária para a promoção dos valores europeus” assegura a UBI, que aponta como públicos-prioritários, além da comunidade académica, os estudantes dos ensinos Básico e Secundário e sociedade civil em geral, “especialmente a envolvida em associações de âmbito local e regional, tanto no domínio cultural, desportivo e social.”

