A Câmara de Belmonte já tem um estudo de diversas alterações que pretende efetuar na zona central da vila, em especial, no Centro Histórico.
Apesar de ainda não ser uma proposta definitiva, e poder vir ainda a sofrer ajustes, a ideia é priorizar a vida dos peões, e retirar algumas viaturas da zona mais central. Há ruas em que, por exemplo, o trânsito será apenas permitido a residentes, e outras em que as artérias serão mesmo vedadas aos carros. Na zona da Rua Direita e Fonte da Rosa (na zona de acesso à Sinagoga), haverá ruas de um só sentido e também toda a zona envolvente ao castelo sofrerá alterações.
“Vamos tentar harmonizar o trânsito. As próprias Aldeias Históricas vão apresentar uma candidatura para este tipo de soluções, com estacionamento ordenado, e com zona para bicicletas elétricas, trotinetes” explica o presidente da autarquia, António Dias Rocha.
Carlos Afonso, vereador da CDU, pede que se tenha atenção à mobilidade de pessoas com mais dificuldades, como quem usa uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebé. “É muito difícil para eles circularem em paralelos” frisa.