A cor Cereja do Fundão, a que se chegou através da análise de mil cores de cereja, através de inteligência artificial, e que o município pretende trabalhar comercialmente com produtos e marcas, foi uma das novidades apresentadas este ano associadas à campanha de promoção do fruto.
De acordo com o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, a cor Cereja do Fundão pode ser utilizada nas mais diversas áreas, da moda à cosmética, da decoração a outras aplicações criativas.
“Notoriedade, nós já temos muita. Nós queremos é desenvolver outras formas de criar valor a partir deste ecossistema à volta da Cereja do Fundão”, salientou.
O lançamento de uma linha de produtos da Vista Alegre associada à Cereja do Fundão, com design de João Vaz de Carvalho, é outra das novidades, dando seguimento às “parcerias com marcas de prestígio”.
“A ideia não é sermos só um território, mas a casa da cereja, uma marca identitária”, sustentou o edil.
Os novos produtos, ideias e experiências foram apresentados dia 20, quando se realizou o leilão das primeiras cerejas do Fundão, arrematadas pelo empresário André Gonçalves, da BestCar, por 610 euros a caixa com cerca de um quilo e 33 frutos, que pretendia dividir com a equipa da empresa.
Paulo Fernandes sublinhou que o município quer, através do conjunto de iniciativas, “aumentar a perceção de valor” da cereja, para que os consumidores estejam dispostos a pagar um preço mais justo aos produtores.
“Temos também experiências mais espirituais e holísticas dentro dos próprios pomares”, reforçou o presidente, referindo-se ao SPA no cerejal, às caminhadas meditativas no pomar, à possibilidade de apanhar cereja, aos passeios turísticos em tuk tuk e em comboio junto aos cerejais, ou às cestas de piquenique disponibilizadas para quem queira fazer uma refeição à sombra da árvore.
A experiência ‘escape room’ no pomar é outra das ofertas, tal como o Trail da Cereja, marcado para 8 de junho. A Festa da Cereja, em Alcongosta, realiza-se entre 6 e 8 de junho.
Segundo o autarca, no concelho, na área da Indicação Geográfica Protegida da Cereja do Fundão, há cerca de dois mil hectares de cerejal em produção e o ecossistema associado à cereja movimenta cerca de vinte milhões de euros anualmente.