O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) está a reforçar os seus serviços com a inclusão de cirurgias endoscópicas da coluna, uma técnica inovadora e “minimamente invasiva” que já abrangeu mais 40 doentes.
Em nota de imprensa, o hospital covilhanense explica que a nova técnica começou ali a ser usada em Julho de 2020 e que já abrangeu mais de 40 doentes. O precursor da técnica no CHUCB é Alfredo Carvalho, médico especialista de ortopedia, com formação na área da coluna realizada durante o internato partilhado entre o CHUCB e o Hospital de S. João, e com formação na área específica da endoscopia da coluna, realizada na Alemanha.
Segundo o referido, a cirurgia endoscópica da coluna tem como “objectivo a descompressão das estruturas neurológicas, medula e raízes nervosas, através de uma abordagem minimamente invasiva, muito menos agressiva para o doente e por isso também mais segura”. A informação aponta que este tipo de cirurgia também tem “internamentos mais curtos (regra geral de um dia), menos complicações associadas, praticamente sem risco de infecção”, e que é “capaz de proporcionar uma recuperação mais rápida e com menos dor”.
O CHUCB também explica que, embora já se realize há alguns anos em países como a Alemanha, Coreia do Sul e Japão, em Portugal está técnica conta apenas com dois ou três anos de existência. Permite “tratar hérnias e estenoses lombares, a partir de uma incisão inferior a um centímetro, através da qual é inserida uma cânula milimétrica que integra uma câmara para visualização das estruturas anatómicas a tratar, sem lesar os tecidos adjacentes, que devem ser preservados”, acrescenta.
(Notícia completa na edição papel)