Procurar
Close this search box.

Cinco dias para pôr toda a gente a mexer

O evento Covilhã Desportiva, promovido pela autarquia, decorre entre 22 e 26 de maio e pretende abranger pessoas de todas as idades, nas mais variadas modalidades

“Vai ser um fim-de-semana que vai valer a pena”. É esta a convicção do vereador com o pelouro do desporto na Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, da segunda edição do Covilhã Desportiva, que a autarquia promove entre 22 e 26 deste mês, em palcos como o Complexo Desportivo, ANIL, Jardim das Artes e Jardim do Lago.

Sem previsões quanto ao total de participantes, a Câmara pretende que todos, de novos a velhos, possam integrar alguma das 42 modalidades disponibilizadas, de modo a colocar as pessoas “a mexer”, num evento que tem também por base apelar à prática desportiva como forma de evitar problemas de saúde.

“No ano passado foi um sucesso. Correu muito bem. Fomos mesmo premiados como o melhor evento desportivo de base local. Ainda pensámos em partir o evento, em várias edições ao longo do ano, mas mantivemos este modelo face ao sucesso obtido. E este ano quisemos aportar mais. Por isso vamos ter mais dias, mais atividades e contamos com mais associações” frisa o vereador covilhanense, surpreendido pela elevada adesão das coletividades ao convite lançado para participarem no Covilhã Desportiva. Se no ano passado marcaram presença 26 associações, em 2024 o número sobe para 49. “Lançámos o desafio, mas a participação é voluntária. Ficámos surpreendidos com o número de associações que aderiram a este que é, claramente, o evento que mais potencia o contacto das pessoas com a modalidade ou associação que a promove” frisa José Miguel Oliveira.

A iniciativa arranca dia 22, quarta-feira, no Complexo Desportivo, às 10 da manhã, com um encontro regional de walking football (futebol a andar), que juntará cerca de 150 participantes de seis municípios da região. Ainda nesse dia, e no seguinte, a autarquia levará atividades desportivas às escolas do concelho, prevendo estar em 21 estabelecimentos de ensino e abranger cerca de dois mil alunos. “É uma iniciativa que tem promovido a prática e tem potenciado o aumento de atletas no concelho” garante José Miguel Oliveira.

A sexta-feira, 24, será um dia dedicado, sobretudo, aos mais velhos, com a realização do 1º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento. A autarquia conta ter mais de 850 pessoas, de 33 comitivas, mais técnicos de saúde e enfermeiros, num dia que contempla uma caminhada na Serra, um almoço saudável na ANIL e um desfile, que contará com todas as associações que participam no Covilhã Desportiva. Nesse dia haverá ainda uma flash mob e um evento de fitness promovido pelos diversos ginásios da cidade, na ANIL.

No sábado, 25, o principal dia de divulgação de modalidades por parte das coletividades, na ANIL. De manhã, uma das novidades, às 9 horas, é a realização de um “Cãominhada”, que une cães aos donos, mas depois haverá demonstrações de, entre outras, hóquei, curling, karaté, laser run, esgrima, zumba, ginástica, patinagem artística, judo, t’ai chi chuan, basquetebol (também em cadeira de rodas), andebol, voleibol e futebol de rua. O desporto aventura também estará presente, com slide, escalada ou rapel, os jogos de mesa (xadrez, damas, sueca ou bridge) também, num dia que contará, às 14 e 30, com uma mesa redonda sobre o tema “Covilhã: ética, desporto, saúde e montanha”, que contará, entre outros, com o ex-árbitro internacional Carlos Xistra, Lino Torgal (Clube Nacional de Montanhismo), Albertino Figueiredo (ADE) ou Dina Miragaia (UBI), além de José Miguel Oliveira.

Ao longo deste dia também serão realizados alguns rastreios (glicémia, tensão), será apresentado um livro, haverá uma demonstração cinotécnica por parte da GNR, um almoço associativo e uma corrida/caminhada colorida, à noite, pelas ruas da cidade.

O fecho do Covilhã Desportiva é no domingo, 26, dia em que se realiza uma caminhada dos Piornos até à ANIL, mas também uma prova de trail, passeio de cicloturismo, motorizadas (50 cc) ou um passeio infantil de bicicleta que pretende juntar pais e filhos.

“Acaba por ser uma mostra do que sabemos e podemos fazer, em termos desportivos, no concelho” remata José Miguel Oliveira.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã