Está na estrada, desde ontem, e até ao próximo domingo, 17, a segunda edição do Circuito das Beiras, a primeira prova automobilística por etapas realizada em Portugal (em 1903), que foi este ano recriada pelo Clube Escape Livre, da Guarda.
Cerca de 40 equipas saíram ontem de Coimbra, em direção a Castelo Branco, com passagem por diversas localidades da região e regresso à “cidade dos estudantes”, num percurso de cerca de 400 quilómetros com diversas viaturas clássicas.
A segunda etapa, a de hoje, liga Castelo Branco à Guarda tinha prevista uma paragem para o almoço no Fundão. A terceira e última etapa irá ligar a cidade da Guarda a Coimbra, onde termina esta reedição do Circuito das Beiras.
“Uma prova épica. Não serão muitos os que vão ter essa possibilidade. Mas, os que puderem participar, vão ficar com um currículo invejável, porque serão os únicos a poder celebrar os 120 anos da prova mais antiga de Portugal, a ligar o litoral ao interior. É, naturalmente, uma coisa extraordinária, seguindo um percurso praticamente idêntico ao de então [1903]” explicava o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes, na apresentação da prova.
O primeiro Circuito das Beiras foi ganho por José Caetano Tavares de Mello, ao tempo, importador dos automóveis Darracq e dos motociclos Werner. Ontem, em Coimbra, foi apresentado um livro comemorativo da efeméride.