Procurar
Close this search box.

Coficab ajuda a reflorestar Valhelhas

Foram cerca de 70 voluntários, entre os quais duas dezenas de crianças, e três dezenas de colaboradores da empresa COFICAB, que deram início, no passado dia 23 de março, ao projeto Bosques de Valhelhas, da Comunidade Local dos Baldios de Valhelhas, que tem a parceria âncora da multinacional localizada na Guarda, uma das principais empresas da Beira Interior.

Os Bosques de Valhelhas visam, na sua essência, “recuperar a mata centenária da Bota Rota, dizimada no grande incêndio que em agosto de 2022 assolou o Parque Natural da

Serra da Estrela” explicam os Baldios, em comunicado.

“Quando lançámos o desafio às empresas da região para se unirem a nós nesta missão de repor a mancha verde a que todos estávamos habituados, a COFICAB disponibilizou-se de imediato. Sendo atualmente a maior marca do concelho, não podíamos ter um parceiro melhor para alavancar desde já este projeto, funcionando como exemplo e podendo incentivar outras organizações a associarem-se às nossas plantações do próximo outono”, afirma Filipe Sanches, presidente do conselho diretivo dos Baldios de Valhelhas, agradecendo a decisão da administração do grupo e também o trabalho de colaboradores da empresa, que nesta ação ajudaram a plantar mais de 700 árvores.

Carvalhos, freixos, espinheiros e azevinhos foram algumas das espécies autóctones colocadas na terra, tendo a função de defender melhor, no futuro, os núcleos produtivos de coníferas, que já estão a reaparecer por via da regeneração natural. O trabalho de acompanhamento será realizado pela equipa de sapadores florestais, que desde o início do ano está sob a gestão dos Baldios de Valhelhas.

“Este tipo de iniciativas vem demonstrar cada vez mais o compromisso que a nossa organização tem com o meio ambiente, assim como com as comunidades locais. Poder contribuir para a reflorestação de uma região tão afetada pelos incêndios de 2022 significa pôr em prática a nossa política de responsabilidade social e ainda dar um pequeno contributo para a neutralidade carbónica”, refere, por sua vez, Hugo Marques, gestor de Ambiente, Segurança e Sustentabilidade na COFICAB.

A multinacional é especializada no fabrico de fios e cabos para a indústria automóvel e tem 16 unidades de produção em todo o mundo, duas delas no concelho da Guarda. A preocupação ambiental é um dos pilares do quotidiano da marca, como explica Hugo Marques: “O setor automóvel não é exceção na busca pela neutralidade carbónica até 2050. Na COFICAB temos já em marcha um conjunto de ações, como por exemplo o investimento em alta produção de energia a partir de fontes renováveis. Esta iniciativa com os Baldios de Valhelhas foi mais uma entre tantas que temos desenvolvido.”

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã