A Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) vai distribuir três mil euros em prémios durante a campanha de Natal, que decorre entre 1 de dezembro e 19 de janeiro e pretende dinamizar o comércio tradicional.
“A magia de Natal é no comércio local”, iniciativa hoje apresentada, tem o objetivo de ir além das fronteiras das lojas da cidade, chegar a todo o concelho da Covilhã e consiste na entrega de cupões por cada 20 euros gastos, que serão depois sorteados e dão acesso a vales para os contemplados fazerem compras nos estabelecimentos aderentes.
Segundo João Marques, presidente da AECBP, a intenção é “alavancar o comércio tradicional”, promover os negócios no concelho e estimular nos clientes “outras opções de consumo” alternativas às grandes superfícies.
“Pretende-se criar uma dinâmica de ligação ao comerciante e habilitar as pessoas que optam pelo comércio tradicional a um prémio”, sublinhou o responsável, segundo o qual a campanha visa tornar a época natalícia “especial para quem vende e para quem compra”.
O dirigente associativo lamentou ainda não ter sido possível alargar a campanha aos concelhos da Covilhã e de Penamacor, por implicar uma maior logística, mas elenca esse como um dos propósitos na próxima edição.
Durante a apresentação da campanha, na sede da AECBP, João Marques referiu ser também objetivo da associação dar ao comércio apoio “num momento muito difícil, tendo em conta o contexto económico” e a inflação registada.
A AECBP vai atribuir três mil euros em vales a sortear em 26 de janeiro, a descontar nas lojas da Covilhã aderentes, com a possibilidade de as compras com esses vales poderem ser feitas em vários estabelecimentos e ao longo do tempo, até junho.
O primeiro prémio equivale a 500 euros e o cliente contemplado recebe 25 vales de 20 euros cada, o segundo 15 vouchers de 20 euros, o terceiro 50 vales de 20 euros e são atribuídos prémios até ao 93.º lugar.
João Marques disse que só agora começaram a ser distribuídos os ‘kits’ pelos comerciantes, com 300 senhas cada, e são distribuídos um máximo de 10 cupões por cada compra, que podem ser preenchidos no local ou através de uma plataforma na Internet.
Para já há cerca de 60 estabelecimentos aderentes, mas o objetivo é “chegar aos cem a 150”.
O vereador com o pelouro das Feiras e Eventos na Câmara da Covilhã, José Miguel Oliveira, enalteceu o trabalho feito para “potenciar as vendas no comércio” tradicional e deu o exemplo do projeto em curso Bairros Digitais para salientar a necessidade de os comerciantes se modernizarem.
“O comércio local tem de saber adaptar-se aos novos tempos e os novos tempos são muito no digital”, vincou o vereador na Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.
O presidente da AECBP referiu que o organismo está a trabalhar para no próximo ano já ter “um Natal mais digitalizado”.
Abel Cardoso, da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, manifestou a satisfação por a autarquia estar associada a uma iniciativa que “vem dar um apoio” a quem tem casas abertas e “quer continuar a trabalhar”. “O comércio tradicional na Covilhã e no concelho merecia um estímulo”, acrescentou.