A Confraria da Truta do Paul apresenta amanhã, sexta-feira, 8, pelas 21 horas e 30, no auditório da vila, publicamente o seu hino.
Recorde-se que a estrutura directiva da Confraria da Truta traçou como objectivo a criação de um “hino” que identificasse musicalmente esta associação e para materializar este propósito convidou o paulense José Luís Adriano a escrever e compor o “Canto da Confraria da Truta”. Contudo, a situação pandémica veio sucessivamente a adiar a sua apresentação ao publico em geral.
Segundo a Confraria, estava previsto que depois do suporte musical informatizado e do arranjo instrumental estarem ultimados, iriam ter lugar em Abril do ano passado os ensaios com os confrades para se concluir todo o processo. Contudo, a situação de emergência que vive Portugal forçaram uma vez mais o seu adiamento.
“Depois de algum trabalho de bastidores, pesquisa e tratamento está agora concluído o processo da realização do “Canto da Confraria da Truta” no que diz respeito ao poema, música e arranjo instrumental, dando lugar a alguns ensaios de um grupo onde militam algumas das melhores vozes da freguesia que fecharam o processo estando definitivamente preparado para a audição publica este canto que entra bem nos ouvidos, dado a sua matriz essencialmente popular” explica a Confraria da Truta em comunicado.
José Luís Adriano desenvolveu um dossiê com todo o suporte em papel e o registo áudio do instrumental em MP3 em conjunto com o professor Hélder Filipe Gonçalves, sendo que a colaboração no projecto “Canto da Confraria do Paul” de José Luís Adriano foi gratuita.
Na apresentação do hino, haverá uma intervenção de Francisco Santos com o tema “A importância da truta na gastronomia portuguesa”, que pretende identificar tipos de truta, primeiras referências a receitas de truta e a sua importância para a gastronomia local e ainda a referência a vários locais com tradição da truta, passando por diversos restaurantes que servem truta.