“Ao fim de 18 anos, o impacto é visível: a cidade da Covilhã e a região da Cova da Beira são hoje mais solidárias, mais conscientes e mais mobilizadas para a igualdade e a justiça social”. É esta a convicção da Coolabora- cooperativa de intervenção social, sobre a sua presença na região, que no próximo sábado, 14, assinala 18 anos de existência.
Em comunicado, a Coolabora lembra as quase duas décadas de trabalho contínuo “ao serviço da igualdade, dos direitos humanos, da justiça social e da transformação das comunidades da Cova da Beira. São 18 anos de intervenção próxima, feminista, colaborativa e profundamente enraizada no território” garante. A celebração do aniversário é “acima de tudo, celebrar vidas transformadas.”
Segundo a instituição, desde a sua criação, ela construiu e consolidou um serviço de apoio a vítimas de violência doméstica que, ao longo dos anos, “apoiou centenas de pessoas e famílias a reencontrarem segurança, dignidade e projetos de vida que valem a pena ser vividos.” E um dos marcos “fundamentais deste percurso” foi a criação e dinamização de uma rede de articulação entre instituições com intervenção na violência doméstica e na violência contra as mulheres, “permitindo uma actuação coordenada, mais eficaz e com melhor utilização de recursos públicos e comunitários. Esta lógica de cooperação tornou-se uma referência e é a resposta mais efectiva a fenómenos complexos e persistentes.”
A cooperativa recorda que ao longo destes 18 anos tem trabalhado “de forma consistente para desmontar estereótipos de género, criando espaço para que rapazes e homens, raparigas e mulheres, possam ser quem quiserem ser.” E que desenvolve ainda um trabalho “continuado com pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão, a autonomia e o acesso a direitos.”
