Procurar
Close this search box.

Coro Misto prepara-se para actuar em Marrocos

O Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano, estreia-se em Abril em continente africano, mais precisamente na cidade de Tânger, Marrocos, num ano em que parte para o seu 751º concerto, desde que fez a sua estreia, a 4 de Fevereiro de 1990, na Igreja de Santa Maria, na Covilhã.

No passado dia 18 de Dezembro, o Coro Misto atingiu, em Vila Velha de Ródão, a marca histórica dos 750 concertos.  Recorde-se que o concerto número 250 foi na Covilhã em 2001 com a apresentação do Requiem Mozart e o número 500 na cidade polaca de Morawika em 2012.

“Este historial foi preenchido com concertos em 29 países (Portugal, Alemanha, Espanha, França, Andorra, Suíça, Liechtenstein, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, Palestina, Suécia, Israel, Itália, Eslovénia, Eslováquia, Vaticano, Croácia, Montenegro, Bósnia, Coreia do Sul, Venezuela, Porto Rico, Dinamarca, Holanda, Áustria, Hungria, Polónia e República Checa) tendo em concursos internacionais conquistado duas medalhas de bronze, 6 medalhas de prata e 9 de ouro” explica a Associação Cultural da Beira Interior, em comunicado. No mesmo documento lembra que, no que respeita a produção discográfica, são já 19 os CD’s gravados e um DVD.

No estrangeiro, o Coro realizou 102 concertos sendo o centésimo concerto realizado no Castelo do Lude no Vale do Loire em França.

“A época que mais contribuiu para as sete centenas e meia de concertos foi a 1997-98 com 39 concertos. Na época de 2007-08 fica assinalada por o coro ter feito mais concertos no estrangeiro (16) do que em Portugal(10). Ficam sempre como marcos importantes as apresentações da Missa em Sol M de Cherubini, o Requiem de Mozart e Messias de Handel todas na Covilhã, o concerto na Igreja da Natividade na Palestina, as missas na Basílica de S. Pedro no Vaticano, Catedral do Escorial e Vale dos Caídos em Espanha ou as 4 medalhas de ouro em Dubrovnik na Croácia” afirma a Associação Cultural.

O próximo concerto será no domingo, 8 de Janeiro, Concerto de Reis, na cidade da Covilhã.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã