Vai ser instituída, na próxima sexta-feira, 22, por volta do meio-dia, no Fundão, a Rede de Museus da Cova da Beira. Este sistema pretende desenhar estratégias comuns nos domínios da museologia e da promoção do património entre os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor, que irão assinar um protocolo de colaboração.
A criação desta rede assinalada durante as Jornadas Europeias do Património, num dia que conta, igualmente, com a abertura do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património, no Solar Vaz de Carvalho/Design Factory, na rua da Cale, Fundão.
Na cerimónia, será entregue a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa a Hugues de Varine, pelo seu importante acervo que serviu à criação do Centro de Estudos do Território, Mobilidade e Património. A distinção será entregue pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, que tem como objetivo sensibilizar as comunidades para a necessidade de proteção e conservação do património cultural. Este ano, o tema escolhido para as Jornadas foi “Património Vivo”.