Um pedipaper, em três dias diferentes, uma ação de sensibilização para a experimentação de mobilidade suave (bicicletas ou trotinetas elétricas) e viagens gratuitas nos autocarros urbanos, 22. São estas algumas das iniciativas que a Câmara da Covilhã promove na Semana Europeia da Mobilidade, em que também decorrem ações de sensibilização para escolas.
Em parceria com a Transdev, a autarquia pretende sensibilizar a população para “a importância da mobilidade urbana sustentável” e pretende “reforçar a utilização de soluções de transporte partilhadas e mais amigas do ambiente.” O programa aposta também na promoção da utilização do sistema multimodal, numa cidade em que “todos têm à disposição transporte rodoviário partilhado, elevadores, bicicletas e trotinetes para chegarem mais rápido ao destino.”
Hoje, quinta-feira, 18, os alunos da escola secundária Campos Melo participam no pedipaper “Passo a passo pela mobilidade”, que visa dar a conhecer os percursos pedonais existente na cidade. Uma iniciativa que se repete amanhã, sexta-feira, 19 (E.S. Quinta das Palmeiras) e segunda-feira, 22 (E.S Frei Heitor Pinto).
No sábado 20, decorre a segunda edição do “Jardim em duas rodas”, no Jardim das Artes, entre as 15 e 18 horas, que convida as famílias a experimentarem gratuitamente as bicicletas e trotinetes elétricas. Nos dois dias seguintes, domingo, 21 e segunda, 22, será a vez de incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa e escolherem o transporte rodoviário urbano, com viagens nos autocarros da Covilhã Mobilidade gratuitas. “Para usufruírem da iniciativa, os passageiros apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo” explica a autarquia em comunicado.