A Câmara da Covilhã assinala a partir da próxima segunda-feira, 16, a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, com um programa que inclui uma conferência, uma ação de sensibilização/experimentação de mobilidade suave, bem como prémios e descontos na utilização dos meios de mobilidade sustentável.
A iniciativa camarária, em parceria com a Covilhã Mobilidade, operada pela Transdev, visa “sensibilizar a população para a importância da mobilidade urbana sustentável e pretende reforçar a utilização de soluções de transporte partilhadas e mais amigas do ambiente” frisa a autarquia.
Segundo a organização, o programa aposta na “promoção da utilização do sistema multimodal em que o Município e a Transdev têm vindo a investir para ajudar a vencer os desafios de mobilidade que se colocam a esta cidade de montanha.”
As atividades arrancam segunda-feira, 16, às 14:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a realização da conferência “Mobilidade no Espaço Público Partilhado”, que terá como oradores Hélio Fazendeiro, chefe do Gabinete do presidente da Câmara da Covilhã, Paula Teles, presidente da Rede das Cidades e Vilas que Caminham, Sérgio Soares, CEO da Transdev Portugal, Bertha Santos, professora e investigadora da Universidade da Beira Interior e Isabel Matias, chefe de Divisão de Planeamento da Câmara da Covilhã. A sessão de encerramento estará a cargo do presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, seguindo-se a cerimónia de assinatura do protocolo de adesão da Covilhã à Rede das Cidades e Vilas que Caminham e o hastear da respetiva bandeira.
Para o mesmo dia, às 17:30, está marcado um passeio de mobilidade pela cidade, com os participantes a serem convidados a integrar um passeio pela cidade que envolverá a utilização de trotinetes, bicicletas, elevadores e autocarro. Os convidados partem da Praça do Município, a pé, de bicicleta ou trotinete, em direção ao Jardim Público, onde apanham o elevador para descer até à Ponte da Carpinteira e seguir para o Bairro dos Penedos Altos. O regresso à Praça do Município será feito de autocarro.
Ao longo de toda a semana, diz a autarquia, haverá promoções e descontos nos meios da Covilhã Mobilidade, passatempos e os bilhetes simples de autocarro vão ter o custo de apenas 1 euro, com exceção do percurso entre as Penhas da Saúde e a Torre. Nesta semana, os meios de mobilidade suave estarão isentos de taxa de desbloqueio e têm um desconto de 25% na utilização.
Do programa faz ainda parte uma ação no domingo dia 22, Dia Europeu sem Carros, que decorre no Jardim das Artes e que convida famílias e todos os interessados a experimentar gratuitamente trotinetes e bicicletas elétricas.