Modernizar o percurso e reduzir os tempos de viagem de comboio para Lisboa e para o Porto. Esse foi o conteúdo da moção aprovada pela Assembleia Municipal da Covilhã na sessão de quarta-feira, 26, por unanimidade.
No documento é proposto que o Governo considere a construção urgente de um túnel na serra da Gardunha, entre Alpedrinha e o Fundão, e a requalificação do troço entre Vila Velha de Ródão e Belver.
De acordo com a moção aprovada, apresentada pelo PSD, cada uma das intervenções diminuiria o tempo de viagem em 30 minutos, num total de uma hora na viagem para Lisboa.
É também sugerida ao Governo a criação de uma ligação direta entre a Linha da Beira Baixa e a Linha da Beira Alta, “sem transbordos na Guarda”, para “reduzir significativamente o tempo de viagem” para os utilizadores das duas linhas.
Correções pontuais na Linha da Beira Baixa ao atual traçado, nomeadamente a eliminação ou substituição de “pontes obsoletas por viadutos” e a correção de “curvas excessivas” entre a Ponte do Corges, na Covilhã, e Caria, no concelho de Belmonte, são também apontadas pela Assembleia Municipal da Covilhã.
Segundo a moção aprovada, as intervenções teriam benefícios para a região ao nível do aumento da competitividade, do desenvolvimento regional e da sustentabilidade ambiental.
“As intervenções propostas são essenciais para modernizar a Linha da Beira Baixa, tornando-a mais eficiente e, tal como a região, mais competitiva. A implementação destas medidas não só beneficiará os utilizadores atuais, mas também promoverá o desenvolvimento económico e sustentável da região”, sustenta o documento.
Na moção é referido que o Plano Ferroviário Nacional não prevê intervenções adequadas para garantir uma redução significativa dos tempos de viagem entre a Covilhã e Lisboa e, por outro lado, estabelece que o percurso seja feito em menos de três obras, para que a ferrovia seja competitiva face ao transporte rodoviário.
“Alcançar esses tempos requer intervenções significativas no traçado atual da Linha da Beira Baixa”, foi salientado pela Assembleia Municipal da Covilhã.
No documento os eleitos frisaram que “o atual traçado da Linha da Beira Baixa apresenta deficiências graves”, o que resulta em tempos de viagem “excessivamente prolongados e uma manutenção dispendiosa e insuficiente em termos de segurança”.
Na mesma sessão foi também aprovada uma saudação pela implementação do Passe Ferroviário Verde.