Covilhã inaugura três novos reservatórios de água

Tortosendo, Erada e Sobral de São Miguel são os locais onde já estão instalados novos depósitos de água para fazer face aos incêndios

A Câmara da Covilhã inaugura no próximo dia 25, a partir das 9:30, três novos reservatórios de água para defesa da floresta contra incêndios. Os depósitos ficam localizados nas freguesias de Tortosendo, Erada e Sobral de São Miguel.

Segundo a autarquia, em comunicado, esta inauguração, integrada no Mês da Proteção Civil, que a Covilhã assinala, representa “um reforço fundamental da capacidade operacional para a resposta a incêndios no concelho.”

O investimento global é de 120 mil euros (40 mil por cada reservatório) em locais predefinidos no plano municipal de gestão de fogos rurais. “Com capacidade para 400 mil litros de água, podem ser usados para abastecer meios aéreos e terrestres e juntam-se ao reservatório que foi instalado, em 2024, na Serra da Estrela, aumentando para quatro o número de infraestruturas disponíveis”, salienta a autarquia, que anuncia que, em breve, este número “vai duplicar” já que está planeada a instalação de mais quatro reservatórios na zona norte do concelho, “numa aposta clara na prevenção”. O objetivo é “contribuir para uma resposta mais eficaz em casos de incêndios, protegendo assim a floresta e criando mais condições de resiliência do território”, frisa a Câmara da Covilhã.

Esta cerimónia será a última de várias ações enquadradas no mês da Proteção Civil na Covilhã, que, neste ano, contam com uma forte aposta na formação e sensibilização da comunidade relativamente a riscos e comportamentos adequados em situações de emergência ou catástrofe. Dinamizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o programa arrancou com um simulacro de evacuação de escolas, que decorreram nos dias 05, 16 e 17. Para quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, estão marcados novos simulacros com palestra nas escolas e realização de jogo didático nos jardins-de-infância do Rodrigo e dos Penedos Altos, respetivamente. Já na segunda-feira, 23, a EB 2/3 do Tortosendo recebe uma mostra de meios de agentes de proteção civil e uma plantação de árvores. No mesmo dia, às 09:30, o Pavilhão da Anil vai ser palco de uma ação de formação sobre autoproteção, que contará com a presença de 476 crianças e que é levada a cabo no âmbito do Plano de Promoção e Autoproteção PotecCyl/CIM-RBSE.

Integrada no mesmo projeto, a Covilhã recebe ainda duas sessões dirigidas à população em geral, que têm lugar nos dias 23 e 24, às 15:00, Praça do Município. Há ainda uma ação marcada para as Juntas de Freguesias e agentes de proteção civil locais, que se realiza no dia 23, no Auditório Municipal, às 17:30.

 

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2026 Notícias da Covilhã