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Covilhã quer ter plano estratégico para o comércio

O presidente da Associação Empresarial e Comercial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), João Marques, está a trabalhar no sentido de criar um plano estratégico para o comércio local que seja “uma ferramenta unificadora” do sector. A revelação foi feita durante a apresentação da Campanha de Natal desta instituição, que decorre até 16 de Janeiro.

“O que queremos é ter um comércio mais resiliente e que se adeque cada vez mais às necessidades e procura. Ter um comércio com produtos mais diferenciados, de âmbito local ou nacional” frisa o responsável, que considera que a “digitalização da economia local” é um passo que tem que ser dado.

“Foi feita uma candidatura de apoio, na ordem do milhão de euros, ao programa Bairros Digitais, que irá apoiar mais de 150 empresas a digitalizarem-se. Temos ainda em marcha uma outra candidatura em colaboração com a Câmara, também dirigida ao comércio. Temos que apostar cada vez mais na venda online e, nesse âmbito, a página “Compras na Covilhã” vai ser actualizada e dinamizada” garante João Marques.

O responsável lembra que, para se ter sucesso de vendas no mundo digital, o primeiro passo é que os próprios comerciantes o queiram. “É preciso vontade própria dos lojistas em estarem online. E pegar nos bons exemplos, e segui-los, como a Drogaria Moderna, que já faz grande parte do seu volume de vendas online. Tem que haver vontade e, também, capacitação. Termos o carro e habilitações para o conduzir” explica, revelando que hoje, o pequeno comércio da Covilhã está cada vez mais atento a essa necessidade.

“Mentalidade do comerciante local tem que mudar”

“É preciso também adequar os produtos a quem os compra e, também, a quem nos visita. Bem como adequar os horários de abertura do comércio às pessoas. Não interessa muito estar aberto quando as pessoas estão a trabalhar. É por isso que muitas vezes as pessoas recorrem às grandes superfícies. Porque estão abertas à hora em que as pessoas podem ir. É por isso que é preciso mudar um pouco a mentalidade do comerciante local” frisa.

Há cerca de um ano à frente dos destinos da AECBP, João Marques diz ter encontrado uma instituição com muitas dificuldades, mas garante que se está a trabalhar para dar a volta. “Esta associação tem mais de 100 anos, com altos e baixos, como qualquer outra, e esta direcção o que quer é valorizar o sector, continuando a apoiar associados e a economia local.

Recorde-se que até dia 16 de Janeiro, a Associação Empresarial e Comercial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) promove a campanha “A magia do Natal é no comércio local” em que, em termos gerais, ao comprar nas lojas de proximidade os consumidores se habilitam a receber vouchers que poderão descontar em compras nas lojas aderentes.

“O objectivo é dinamizar o comércio local. Queremos apelar à sensibilidade do consumidor, para que opte pelo comerciante mais próximo, onde há qualidade, atendimento personalizado e onde se vende o que é daqui” frisa o presidente da AECBP, João Marques.

Assim, por cada 20 euros em compras, o consumidor recebe um cupão, que o habilita a receber um dos 150 vouchers, no valor de 20 euros, que poderá depois trocar por compras. O “bolo” total da campanha é de três mil euros. “Mais do que, como se fazia no passado, em que havia uma montra de prémios, que cria impacto visual, com esta campanha conseguimos contemplar 150 pessoas” explica João Marques.

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