As crianças e jovens de escolas do concelho da Covilhã portadores de deficiência física e intelectual vão esta época, a cada duas semanas, ter aulas gratuitas de patinagem no gelo e de curling, na Pista de Gelo das Penhas da Saúde e nas pistas sintéticas a funcionarem em breve no Laboratório de Desportos de Inverno, no polo IV da Universidade da Beira Interior (UBI).
A iniciativa é promovida pela Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) e surge na sequência do Ski4All e do Ice4All, que nos últimos anos puseram em contacto alunos de escolas do país com modalidades como o esqui ou o snowboard.
Segundo Pedro Flávio, presidente da FDIP, a diferença para os programas anteriores está na periodicidade. Enquanto antes se tratava de uma experiência única, de um dia, a intenção é passar a trabalhar “de uma forma regular e contínua”.
O novo programa chama-se PAIS (Participar, Aprender, Integrar, Socializar) e tem como objetivo “melhorar as suas competências motoras e cognitivas, promovendo a igualdade de oportunidades e o gosto pelos desportos de inverno”, explica o presidente da FDIP, Pedro Flávio.
“Assim continuamos a fazer o nosso caminho, trabalhando no nosso território, no desenvolvimento das modalidades de inverno”, acrescenta o dirigente federativo.
O PAIS resulta de uma candidatura ao Desporto Para Todos e conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Instituto Nacional para a Reabilitação.
As atividades vão ser acompanhadas pelos professores e por monitores da federação.
Pedro Flávio acentua que esta é uma forma de as crianças e jovens desenvolverem algumas competências, como o reforço da sua autoestima.
Gratuito para os alunos das escolas de agrupamentos do concelho da Covilhã, o programa poderá ser alargado a participantes de outros municípios.