É algo inédito: uma curta metragem realizada por uma jovem cineasta natural de Belmonte, Laura Gonçalves, está a um pequeno passo de ser nomeada para os prémios da academia norte-americana, os famosos Óscares.
É que a curta-metragem “O homem do lixo”, realizado por Laura Gonçalves, é um dos três filmes portugueses que está entre os finalistas a uma nomeação para os Óscares, revelou ontem a Academia de Cinema dos Estados Unidos.
Além deste, estão nomeados os filmes portugueses “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e “O lobo solitário”, de Filipe Melo.
A organização dos prémios de cinema revelou ontem as listas de finalistas de várias categorias dos Óscares, num processo de selecção antes das nomeações, e na categoria de Curta-Metragem de Animação estão “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e “O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, que têm somado vários prémios em festivais ao longo dos últimos meses.
“O homem do lixo”, de Laura Gonçalves, é um filme sobre recordações e memórias, a partir da história de vida “do tio Botão”, um belmontense que trabalhou emigrado em França como homem do lixo e que no Verão regressa à terra natal, para estar com a família. E por cá conta as suas histórias de vida pelo país gaulês.
As nomeações para a 95.ª edição dos Óscares serão anunciadas a 24 de Janeiro e a cerimónia está marcada para 12 de Março.