Procurar
Close this search box.

Délio Fernandez ganha na Torre e conquista amarela da Volta

Veterano ciclista do Tavira surpreende e vence, isolado, quinta etapa da prova

Délio Fernandez, do Tavira, foi o grande vencedor da 5ª etapa da 84ª Volta a Portugal em bicicleta, que ligou, pela primeira vez, Mação ao Alto da Torre, na Serra da Estrela, num percurso de 184,3 quilómetros.

Desde muito cedo que um grupo de seis ciclistas, entre os quais o camisola amarela, João Matias, escapou, com a fuga a ser neutralizada à chegada à Covilhã, onde quando se começou a subir, Matias ficou para trás, tal como o vencedor do ano passado, e um dos favoritos à vitória final, o uruguaio Maurício Moreira. Na meta volante da cidade, no Pelourinho, Leangel Liñarez, do Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, passou na frente.

 

Depois, até às Penhas da Saúde, houve sempre grande indefinição, com alguns grupos a formarem-se, sendo Frederico Figueiredo, da Glassdrive, o maior protagonista entre os portugueses, tentando várias vezes atacar, mas sem êxito. Algo que pagou caro, pois a cinco quilómetros do fim, o veterano Délio Fernandez conseguiu distanciar-se na companhia do basco Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi), do suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg) e do espanhol Jesus del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), atacando a um quilómetro do fim para conseguir chegar à Torre sozinho.

Com esta vitória, Fernandez passa a vestir a amarela, com mais cinco segundos que o suíço Stussi, e mais dez que o basco Juaristi. A grande derrotada da etapa é a Glassdrive, que vê Maurício Moreira ficar muito longe da geral, e Frederico Figueiredo, segundo no ano passado, baixar para a nona posição da geral, a 1.22 do espanhol do Tavira.

Amanhã, mais montanha, na sexta etapa, na ligação entre Penamacor e Guarda, na sexta etapa da Volta, num percurso de 168, 5 quilómetros.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2023 Notícias da Covilhã