Procurar
Close this search box.

Deputados deixam sala da Assembleia em protesto

“Os outros são todos uns burros, os inteligentes são eles. Eu acho que os burros são eles”. Foi esta a frase proferida pelo autarca local, Dias Rocha, que foi a gota de água para que, na passada segunda-feira, 28, quatro deputados do MPT/PSD abandonassem a sala em protesto contra a expressão usada pelo presidente da Câmara.

Quando se discutia o plano e orçamento da autarquia para 2021, que foi aprovado, por maioria (13 votos a favor do PS, uma abstenção da CDU e voto contra da deputada independente Patrícia Eusébio), o deputado do MPT/PSD, José Carlos Gonçalves criticou o documento que, diz, mostra “falta de capacidade para encontrar soluções”, com “prioridades invertidas”, lamentando as poucas verbas atribuídas às IPSS “em tempos de pandemia”. Um orçamento que, segundo ele, mostra a “incapacidade do executivo em inverter o rumo”. Na resposta, Dias Rocha acusou o deputado de não apresentar uma única ideia para “a sua terra, o Colmeal da Torre” ou para o concelho. “Zerinho” acusou. Acusando os elementos da oposição de se acharem mais inteligentes que o executivo. “Eu acho que os burros são eles” afirmou, o que levou José Carlos Gonçalves e mais três elementos da sua bancada (Acácio Dias, Hugo Morão e Carlos Gomes) a saírem da sala, em sinal de protesto, acusando o autarca de falta de respeito.

“Não tratei ninguém mal em termos pessoais. Eu posso chamar burro em termos políticos. Sentiram-se? Talvez tenham razão para isso” justificou o autarca. Com o deputado da CDU, José Alberto Gonçalves, a condenar. “Não é termo que se utilize numa assembleia” frisa.

Certo é que o documento, de 13,3 milhões de euros para 2021 (mais dois milhões e 300 mil euros que no ano que agora acaba), foi aprovado. Mas com críticas da oposição. Acácio Dias, do MPT/PSD, diz que no documento não se vislumbra uma única obra, a não ser a requalificação do edifício dos Paços do Concelho (já em execução), e que é um orçamento que não passa “de um processo de intenções”, que apenas é maior não devido a um aumento de receitas da autarquia, mas por causa das verbas do plano de saneamento financeiro recentemente aprovado. O deputado criticou ainda o aumento de despesas com pessoal.

Já José Alberto Gonçalves, da CDU, afirma ser um plano que é “uma tentativa de gerir as promessas que continuam por cumprir” e que “compromete ainda mais o futuro”, não “resolvendo os problemas estruturais do concelho”. Por isso, absteve-se.

A bancada do PS, que votou favoravelmente, classifica o orçamento de “bastante ambicioso” e espera que “o executivo o possa executar na totalidade” afirma Licínio Benedito.

(Notícia completa na edição papel)

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2020 Notícias da Covilhã