Desporto sai à rua para todos

Evento Covilhã Desportiva envolve cerca de 30 associações e permite experimentar 40 modalidades

Durante seis dias o desporto mostra-se à cidade, durante a terceira edição da Covilhã Desportiva, que decorre entre 20 e 25 de maio e este ano tem como novidade o Dia da Ética, durante o qual será dado o pontapé de saída para a implementação do Cartão Branco Municipal.

Este ano, o epicentro do evento é no Jardim das Artes, embora haja atividades programadas para o Jardim do Lago, Pavilhão do Inatel e outros locais, onde vai ser dada a conhecer a oferta desportiva no concelho e a autarquia desafia a população a ter contacto com os clubes e a experimentar as cerca de 40 modalidades que vão estar à disposição nas demonstrações previstas para os dias 23, 24 e 25.

“Vai ser um fim de semana repleto de boa competição e de bom desporto. Que as pessoas possam desfrutar de um fim de semana em torno das atividades desportivas”, sublinhou o vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira, durante a apresentação do evento, na segunda-feira, 12.

O edil apelou à população para que saia à rua para ter contacto com as modalidades que têm no concelho e acentuou que esta é uma oportunidade de os covilhanenses “poderem experimentar atividades que não conhecem”.

No dia 23, abertura das atividades para a população em geral no Jardim das Artes, várias entidades participam no desfile inaugural, marcado para as 18:30.

Destinado a maiores de 55 anos, realiza-se, no Complexo Desportivo da Covilhã, a primeira Taça Regional de Walking Football, que consiste em jogar futebol a andar, uma forma de “promover o envelhecimento ativo”, salientou José Miguel Oliveira.

Para dia 24 está prevista a realização de oito torneios e de conversas informais sobre desporto e história, desporto adaptado, basquetebol e desportos de raquete.

No Jardim das Artes, entre as 10:00 e as 19:00 há exibições contínuas de várias modalidades. Ioga, andebol em cadeira de rodas, meditação, curling, pilates clínico, karaté, diversão sobre rodas, curling, patinagem, zumba, powerlifting, karaté shotokan e t´ai chi chuan. A partir das 16:00 há jogo de sumo e touro mecânico.

No último dia realiza-se também uma caminhada, uma prova de trail e um passeio de cicloturismo, para o qual o vereador com o pelouro do Desporto convida a população e durante o qual vão ser sorteadas 30 bicicletas.

Entre as 10:00 e as 16:00 está aberto o espaço para crianças, com insufláveis e outras propostas.

Do judo às danças de salão e danças latinas, do futebol ao andebol, do basquetebol ao voleibol, do body combat à malha, do cardioboost à patinagem, são muitos os desportos representados.

Dois dias, 21 e 22, são destinados às escolas, onde clubes e associações vão proporcionar a prática de 28 modalidades, “porque é desde cedo que se introduz o hábito da prática desportiva”, frisou José Miguel Oliveira.

No Dia da Ética, dia 20, pretende-se “sensibilizar todos os agentes desportivos para a sã convivência”, acentuou o vereador. “Podemos competir sem agredir”, acrescentou José Miguel Oliveira, que destacou a importância de transmitir valores éticos e “promover essas atitudes junto dos concidadãos”.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã