Procurar
Close this search box.

Dezenas de escritores no Festival Literário da Gardunha

Iniciativa, que decorre até domingo, tem como tema “O lugar da casa”, poema de Eugénio de Andrade

São “dezenas de escritores e ensaístas” os que, segundo a Câmara do Fundão, em comunicado, se reúnem até ao próximo domingo, 5, em mais uma edição do Festival Literário da Gardunha, que se inicia na quarta-feira, 1, sob o tema “O lugar da casa”, nome de um poema de Eugénio de Andrade, nascido no concelho.

O evento passa por diversas freguesias do concelho, e contempla concertos, teatro, exposições, oficinas, performances ou workshops, bem como uma feira do livro que decorre na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, que se inicia quinta-feira, 2. Ali também estarão patentes as exposições “Crónica de uma revolução”, de José Vilhena, e “Personagens literárias”, de MariUp.

Durante o dia está prevista a oficina artística “Parece, mas não é”, com o ilustrador Carlo Giovani, o espetáculo musico-teatral “Histórias de cantar”, pela Escola de Música HarmoniArte, uma sessão de contos, a apresentação dos livros “O velho da montanha”, com Rute Cancela e Carlo Giovani, e “A desobediente: uma biografia de Maria Teresa Horta”, com a presença da autora, Patrícia Reis.

Na sexta-feira, alunos e comunidade educativa promovem uma arruada poética, às 14:30, e, para as 17:00, está marcada a performance poética “arte sentada onde todos têm lugar”, na Praça do Município e na Rua da Cale.

No sábado, há oficinas de arte, conversas com a moderação de autores, espetáculos músico-teatrais, concertos, encontros poéticos e apresentação de livros. Às 10:30, realiza-se uma oficina para crianças, onde se vai ensinar a criar um livro, às 16:30 é apresentado o livro “Na terra dos outros”, de Manuel Abrantes, e às 21:00, no Octógono, tem início o espetáculo “Lisbon Poetry Orchestra”.

O último dia começa com a caminhada literária, às 08:30, “Pelos trilhos de Eugénio de Andrade”, que percorre a rota com o nome do poeta. À tarde, são apresentadas as obras “O dever de deslumbrar: biografia de Natália Correia”, com Filipa Martins, “Amália — ditadura e revolução, a história secreta”, de Miguel Carvalho, e são atribuídos os prémios do Concurso de Poesia Albano Martins 2024. Às 18:00, realiza-se o espetáculo “A liberdade tem asas”, de Benita Prieto, Fernando Guerreiro e Pilar Puyana, na Biblioteca Eugénio de Andrade.

De quinta-feira a sábado decorre o programa paralelo a Festa da Palavra Nas Aldeias, em oito freguesias do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco: Alcaide, Pêro Viseu, Lavacolhos, Alpedrinha, Fundão, Souto da Casa, Silvares e Barroca.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2024 Notícias da Covilhã