Não é uma data fixa, mas este ano, coincide. O Dia de Natal, em Belmonte, vai estar lado a lado com a celebração judaica da “Festa das Luzes”, conhecida por Hannukah, e que o município tem vindo a valorizar ano após ano. Assim, na quarta-feira, 25, o arranque para esta celebração, com o acender da primeira luza do candelabro situado no Pelourinho, é às 18:30, com a tradicional distribuição dos bolos desta festa, o “sufganiyot”.
A segunda luz é acesa no dia seguinte, 26, às 17 horas, no Castelo de Belmonte. Haverá ainda uma visita à instalação “Ponto de Luz”. No Museu Judaico de Belmonte decorre, às 17:30, a apresentação do livro “Breve História dos Judeus em Portugal”, de Jorge Martins.
Até dia 2 de janeiro são acesas as restantes luzes (até um total de nove) com diversas iniciativas, que passam por um ciclo de música clássica, concertos, teatro, visitas ao Museu Judaico, Judiaria, Sinagoga e, no dia 2, uma caminhada de cinco quilómetros, com concentração no Pelourinho, pelas iluminações e pontos emblemáticos de Belmonte.