António Barata e Maria Albuquerque, atletas do Sport Lisboa e Benfica, ganharam no passado sábado, 13, a 3ª edição da corrida de dez quilómetros do Sport Tortosendo e Benfica, edição “Liberdade”, no Tortosendo.
“Venho de uma semana com muita carga, treinado com os grandes nomes do atletismo do Benfica” explicou António Barata, vencedor da prova masculina, que após “vir aqui, vencer…senti-me bem” e ficou com “boas perspetivas para o que vem aí”.
Maria Albuquerque, vencedora da prova feminina, elogiou o “grande ambiente” da corrida e ressalva que “foi um bom treino”, sendo “sempre bom correr perto de casa”.
Durante a prova, Barata explicou que foi com um grupo até os ultrapassar a meio do caminho da primeira volta e ficar “isolado o resto da corrida a um ritmo mais controlado”, só a ter dificuldade “numa certa subida antes do último quilómetro”. O atleta admite que este ano foi complicado nível profissional e que esta corrida era o que precisava para “a preparação para o resto da época”, porque dava “nível competitivo”. Barata também elogiou a organização da corrida “que cada vez evolui mais” e dá motivação “aos mais pequeninos” para serem “atletas de nome” e representarem o distrito no futuro.
Maria Albuquerque reforça essa ideia, acrescenta que a corrida é importante para “trazer mais gente para o Interior”, já que é uma zona pouco referida e “tem sítios maravilhosos para fazer prova”.
O evento contou com a participação de 400 pessoas de várias idades, que participaram em outras corridas de categorias e distâncias, como a Corrida em Família de cinco quilómetros e corrida Pais e Filhos de alguns metros.
O presidente do Sport Tortosendo e Benfica, Jorge Vaz, explicou que a proposta da corrida apareceu “na comemoração do centenário do clube” e pensou que seria uma boa forma de atrair pessoas para a avenida e para o atletismo.