Daniel dos Santos, covilhanense de 21 anos, atleta do FC Thun, foi distinguido no passado fim-de-semana pela Federação de Futebol Suíça como o melhor futebolista da II Liga daquele país (Liga Challenge) em 2023.
O atleta foi distinguido pelo que fez nas duas últimas temporadas, sendo que na época anterior marcou seis golos e fez quatro assistências, e na que decorre, já leva sete golos e uma assistência pelo seu clube, que é líder do campeonato (a par do Sion) e luta pela subida ao principal escalão. Foi também esta temporada que Daniel dos Santos se estreou pela seleção de sub-21 da Suíça.
Ao NC, no ano passado, o jovem jogador, filho de emigrantes covilhanenses, lembrava a chegada à primeira equipa do FC Thun e à selecção. “Aconteceu tudo muito rápido nestes últimos dois anos e meio. Agora, o importante é continuar a trabalhar, tentar fazer melhor do que ontem e não perder o foco” afirmava ao NC o jovem Daniel.
Daniel dos Santos nasceu na Covilhã a 29 de dezembro de 2002, mas aos seis meses de vida foi para a Suíça com os pais. Começou a jogar no FC Interlaken, nas camadas jovens, e aos 11 anos mudou-se para o FC Thun. Em 2016 chegou a ser chamado para os sub-15 de Portugal, mas tendo dupla nacionalidade “depressa percebi que as minhas hipóteses seriam maiores na Suíça”. Depois de fazer todos os escalões de formação no atual clube, estreou-se na equipa sénior em fevereiro de 2021. De onde não mais saiu, sendo frequentemente convocado para a seleção de sub-21 helvética. Sobre sonhos de futuro, já revelou ao NC que o objetivo “é chegar à primeira liga suíça e depois, tentar jogar num campeonato europeu”. Em termos pessoais, tem outros dois bem vincados: “Chegar à seleção principal da Suíça é um dos meus objetivos próximos. E, quem sabe, talvez um dia jogar no Benfica. Era o meu sonho”.
Daniel dos Santos é por esta altura o terceiro melhor marcador da segunda liga suíça.