O novo embaixador de Israel em Portugal, Oren Rosenbalt, marcou presença na vila, na quarta e quinta-feira, onde participou na Festa das Luzes, uma celebração religiosa judaica que o município belmontense tem vindo a promover nos últimos anos.
O responsável israelita elogiou a resiliência histórica das comunidades judaicas, como a de Belmonte, dizendo que é nesta vila que residem os judeus “mais fortes do mundo”. Oren Rosenbalt foi recebido na autarquia ontem, quinta-feira, 26, e na quarta-25, Dia de Natal, participou no acender da primeira vela do candelabro do Hannukah, festa judaica que este ano coincidiu com o Natal cristão.
No Castelo, ontem, foi também inaugurada a instalação “Ponto de Luz”, uma metáfora sobre a necessidade de se “continuar a ter esperança nos momentos mais sombrios”. E no Museu Judaico, apresentado o livro “Breve História dos Judeus em Portugal”, da autoria de Jorge Martins.
A Festa das Luzes decorre até 2 de janeiro e inclui ainda um ciclo de música clássica, um teatro de sombras, uma visita ao Museu Judaico e ainda uma caminhada de cinco quilómetros por vários pontos de luz.
Foto: Município de Belmonte