Empresa chinesa instala-se no Parkurbis

A fábrica tecnológica da chinesa Hua Guang Welding vai instalar-se e produzir soldaduras industriais na Covilhã. Segundo o Parkurbis, este investimento será dinamizado neste Parque de Ciência e Tecnologia, onde a empresa chinesa terá a sua sede inicial.

Em comunicado, o Parkurbis explica que a Hua Guang é líder internacional no mercado de soldaduras para equipamentos de refrigeração e possui um portefólio de mais de 500 produtos para todo o tipo de indústrias, desde as do ramo automóvel às do ar condicionado. “Depois de um ano de negociações com um consórcio que envolveu o Município da Covilhã, o Parkurbis, a UBI e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), a empresa chinesa acabou de adquirir um terreno no Parque Industrial do Canhoso onde fará edificar a partir de 2026 uma unidade industrial tecnológica” assegura o Parkurbis, que adianta que a CEO e uma delegação da companhia chinesa visitaram a Covilhã recentemente.

Com um investimento inicial previsto de 15 milhões de Euros, “a fábrica aponta para a criação inicial de 150 postos de trabalho, dos quais muitos serão engenheiros e técnicos qualificados a recrutar principalmente na UBI.” Em fases posteriores a Hua Guang “pode fazer ampliar até 600 o número de trabalhadores, já que a produção da Covilhã será exportada principalmente para mercados europeus” garante o Parkurbis.

UBI forma engenheiros chineses

Por outro lado, a UBI viu aprovada pelo Ministério Chinês da Educação, uma parceria de longa duração entre a Faculdade de Engenharia (FE-UBI) e a JiaXing University. Esta ligação vai prolongar-se por 10 anos, com a UBI a ter o papel de ajudar a formar 1200 engenheiros eletromecânicos e mecânicos para a China.

Segundo a UBI, no âmbito da parceria, as duas instituições vão organizar conjuntamente graduações nas áreas da mecânica, fabricação e automação. Este trabalho vai conferir aos estudantes no final da formação uma dupla titulação entre os cursos da China e da UBI. “Desta forma, os futuros engenheiros ficarão com um diploma de cada país, em simultâneo” adianta. Esta colaboração internacional, “de grande impacto, coloca a UBI como parceira de uma universidade situada na região económica de Hangzhou, caracterizada por ser uma das mais poderosas do país asiático.”

 

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã