A Covilhã vai receber o 1.º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento, que vai decorrer no dia 24 de maio e no qual são esperadas mais de 800 pessoas, entre participantes, profissionais e representantes das instituições que implementam o programa.
Inserido no programa do evento “Covilhã Desportiva”, este 1.º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento visa “sensibilizar para a importância do exercício físico como parte integrante do tratamento da diabetes” explica a Câmara da Covilhã, que organiza o evento com a Direção-Geral da Saúde, Unidade Local de Saúde, Universidade da Beira Interior, Bombeiros Voluntários da Covilhã e forças de segurança, entre outros.
Para o vereador com o pelouro do Desporto, José Miguel Oliveira, trata-se de “uma oportunidade para promover um programa que contribui muito para a melhoria da saúde e bem-estar dos participantes e que a Covilhã abraçou desde a primeira hora” afirma em comunicado.
Lembrando que a Covilhã foi a cidade onde o programa foi testado como projeto científico, entre 2011 e 2013, o vereador também aponta os resultados que têm vindo a ser obtidos e que estão bem patentes do número de participantes. José Miguel Oliveira destaca ainda o facto de a Covilhã ter sido escolhida para a realização deste primeiro encontro, sublinhando que se trata de um “reconhecimento” do trabalho que o Município tem vindo a realizar neste domínio, sendo, simultaneamente, mais uma oportunidade para a Covilhã se dar a conhecer a estas centenas de pessoas.
As atividades vão decorrer entre as 10 e as 17:30 e incluem visitas ao Miradouro dos Piornos, ao Miradouro da Varanda dos Carqueijais, bem como o almoço no pavilhão da ANIL e uma mega-aula de exercício físico no Complexo desportivo da Covilhã.
O Diabetes em Movimento é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (existem cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida. Atualmente o programa Diabetes em Movimento encontra-se implementado em 42 municípios de norte a sul do país.