Autores, apresentação de livros, concertos e exposições. É este o “cardápio” dos Encontros de Cinema do Fundão, que decorrem entre 8 e 12 de agosto no edifício da Moagem- Cidade das Artes e Engenho, e que vão cruzar a projecção de filmes com outras iniciativas de âmbito cultural, numa organização do CineClube Gardunha e autarquia.
O certame reúne importantes criadores nacionais e internacionais, apostando na qualidade, singularidade e diversidade das propostas artísticas e cinematográficas, sendo o corolário da programação regular que o Cineclube Gardunha tem oferecido à cidade e às freguesias nos últimos anos.
A fadista Aldina Duarte – que abrirá os Encontros de Cinema do Fundão com um concerto no dia 8 de Agosto às 21h30 -, realizadores como Manuel Mozos, Pedro Costa (a confirmar), José Oliveira, Marta Ramos, Paulo Carneiro, Daniel Del Negro ou o espanhol Paulino Viota, são alguns dos nomes que estarão presentes, para dialogarem num ambiente informal com o público e outros convidados (Enrique Bolado, Cristina Fernandes, Pablo García Canga, Maria João Madeira, entre muitos outros) sobre as suas obras.
Alguns dos destaques vão para a exibição do documentário “Aldina Duarte – A Princesa Prometida” de Manuel Mozos, com a presença da fadista (dia 9 às 15h), ou dos mais recentes filmes de Pedro Costa, “Filhas do Fogo” e “Viennale – Trailer” (dia 10 às 15h) e a ante-estreia da longa-metragem “Génesis” (ainda que em cópia de montagem), um filme totalmente rodado no concelho do Fundão e na região por José Oliveira e Marta Ramos (dia 11 às 15h), contemplando ainda tributos a cineastas que faleceram nos últimos tempos, como Jorge Silva Melo ou Jean-Luc Godard.
Também haverá espaço para a (re)descoberta de grandes filmes esquecidos, como “Contactos” (1970) de Paulino Viota, ou “Atlântida – Do outro lado do Espelho” (1986) de Daniel Del Negro, nos dias 10 e 12, respectivamente. Destaque ainda para “Via Norte” (dia 12 às 15h) de Paulo Carneiro, um retrato original da diáspora portuguesa através dos automóveis.
Os Encontros contemplam ainda a projecção ao ar livre do monumental filme de Robert Kramer e John Douglas, “Milestones”, na esplanada do Sítio do Vale, no Parque Verde, dia 11 às 21h30.
A organização é do Cineclube Gardunha e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema (que acolherá em Setembro uma extensão dos Encontros de Cinema do Fundão), da Associação Fado Cale, da Livraria Livros Tintos e do Jornal do Fundão.