Escola de Hotelaria tem mais alunos em Manteigas

Nos últimos cinco anos, estabelecimento de ensino passou de 32 para 90 estudantes

A Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas está a cativar mais alunos. Quem o diz é o presidente da autarquia, Flávio Massano, que na reunião do executivo do passado dia 2 elogiou o trabalho feito, quer pela direção da escola, quer por quem “lá está o dia inteiro” no crescimento do estabelecimento de ensino.

O autarca, que apresentou naquela escola o Orçamento Participativo Jovem que a Câmara promove, no valor de 25 mil euros, disse ter ficado “agradavelmente” surpreendido pela quantidade de alunos que hoje ali estão. “A escola está a ter sucesso. Quando iniciámos o nosso primeiro mandato (há cerca de cinco anos), estavam matriculados entre 28 a 32 alunos. Hoje, tem perto de 90. Mérito do trabalho de quem lá está o dia inteiro e que de quem gere os seus destinos” disse o autarca. Que promete apoio “na medida do possível” para que a escola possa crescer “ainda mais” nos próximos tempos.

Em outubro de 2023, Flávio Massano, confrontado pelo vereador da oposição, na altura do PSD, Nuno Soares, para a necessidade de se realizarem obras de fundo no edifício que alberga a escola, onde se verificavam problemas de infiltrações, aquecimento de águas e caixilharias obsoletas, disse que sem que houvesse mais alunos não fazia sentido gastar milhares de euros no imóvel. O autarca garantia que se estava a trabalhar na promoção e divulgação da escola, de modo a atrair mais alunos. “O futuro da escola é o que os alunos e a procura ditarem. Mas estamos a trabalhar para tornar a escola mais atrativa” garantia Flávio Massano.

Segundo o autarca, para resolver problemas estruturais seriam precisos de 300 mil a um milhão de euros, verba que considerava elevada face à população estudantil servida. “Não queremos estar a investir sem saber se temos público para a escola. No entanto, fizemos uma candidatura ao PRR, que não teve dotação. E, no que toca a problemas mais pequenos, temos resolvido, com algumas pequenas intervenções. As obras urgentes têm sido feitas e os alunos têm boas condições” garantia o presidente da Câmara de Manteigas.

A Escola Profissional de Hotelaria da Manteigas, foi criada em julho de 1991 e ministra cursos de nível IV, nas áreas da restauração, cozinha, pastelaria e recepção, tendo, segundo a mesma, uma taxa de empregabilidade na ordem dos 90 por cento.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã