Escultor do Tortosendo cria peça em circuito de Fórmula 1 no Qatar

Uma obra de 12 metros de comprimento, e três de altura, pensada para “dialogar diretamente com a arquitetura do espaço”. É esta a obra do escultor do Tortosendo, Telmo Guerra, que está patente, desde o início de novembro, na torre de controlo do Circuito Internacional Lusail, onde decorre o Grande Prémio de Fórmula 1 do Qatar.

A obra foi concebida na Suíça, onde Telmo Guerra reside, e transportada posteriormente para aquele país asiático, onde figura num dos mais emblemáticos palcos do desporto motorizado mundial. É, segundo o autor, uma homenagem à identidade, à história e à visão de futuro do Qatar. “Esta peça transforma o circuito num espaço de diálogo entre cultura, movimento e ambição” salienta Telmo Guerra, que foi convidado pelo presidente daquela estrutura, Abdulrahman bin Abdullatif Al Mannai, a conceber este projeto depois de ter conhecido um trabalho seu realizado anteriormente para a Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

“Para mim, esta obra ultrapassa o contexto do desporto ou da arquitetura. Criar esta obra foi uma experiência profundamente transformadora — não apenas pelo desafio artístico, mas pelo encontro humano. Encontrei um país e um povo que valorizam a cultura, respeitam a criação e compreendem que o futuro não se constrói apenas com velocidade, mas com sentido” salienta Telmo Guerra.

VER MAIS

EDIÇÕES IMPRESSAS

PONTOS
DE DISTRIBUIÇÃO

Copyright © 2025 Notícias da Covilhã