A ESTE – Estação Teatral estreia esta quinta-feira, 20, pelas 21 horas, no Auditório d’A Moagem, no Fundão, a sua 50ª criação intitulada “Em Processo”, inspirada em O Processo, o emblemático romance póstumo de Franz Kafka.
O espectáculo surge no ano em que se assinala o centenário da primeira publicação da obra (1925-2025), considerada uma das grandes referências da literatura universal, propondo uma abordagem multidisciplinar, na qual teatro, música e desenho digital ao vivo se entrelaçam numa coreografia de linguagens.
A encenação, assinada por Tiago Poiares, “procura construir um organismo cénico dinâmico e inquietante, onde imagem, som e jogo teatral se fundem num discurso estético singular e profundamente sensorial”, explica a ESTE, em comunicado.
“Em Processo” narra a história de Josef K., um jovem e bem-sucedido funcionário bancário que, sem motivo aparente, é subitamente acusado por um tribunal obscuro e arbitrário de um crime cuja natureza desconhece. A partir desta situação absurda e opressiva, Kafka expõe a impotência do homem moderno perante as instituições, os hábitos e os valores que o aprisionam, convidando- a reflectir sobre o poder, a burocracia, a culpa, a justiça – e, sobretudo, acerca do modo como estes moldam (ou esvaziam) o sentido da existência humana. Segundo a ESTE, este é um espetáculo que convida o público “a mergulhar no universo kafkiano, onde o absurdo, a alienação e a busca por sentido se transformam em matéria viva para a cena.”
A peça, encenada por Tiago Poiares, conta com a interpretação de António Rebelo, Joana Poejo, Miguel Sopas e João Clemente. E estará em cena de 20 a 23 e de 27 a 30 de novembro, com sessões de quinta a sábado às 21h00 e aos domingos às 16 horas, na Moagem.
